: Este trabalho aborda a importância dos desenhos nas salas de aula da Educação Infantil, destacando as concepções que os docentes têm acerca das produções dos alunos e como ocorre a prática destes educadores ao utilizarem esta atividade em suas aulas. O objetivo do mesmo é “Analisar as concepções e práticas docentes acerca dos desenhos na Educação Infantil”. Para tanto, utiliza-se para esta pesquisa um estudo bibliográfico, de campo, exploratório, com abordagem qualitativa. A amostra dessa pesquisa foi constituída por duas professoras que lecionam nas turmas do Nível I e II de uma creche da rede municipal, lócus da pesquisa, na cidade de Cajazeiras-PB. Os instrumentos para a coleta de dados foram observações e entrevistas realizadas com essas respectivas professoras. Assim, a intencionalidade da pesquisa está voltada para o (re) conhecimento dos docentes acerca da relevância do desenho infantil como instrumento de desenvolvimento das crianças nos aspectos afetivo, social, histórico, cultural, motor e cognitivo, sendo porta voz para a comunicação e o diálogo sobre a realidade individual vivida por cada um dos alunos.