Muitos são os desafios atrelados ao processo ensino-aprendizagem do aluno que, por conseguinte resultam em dados negativos para a escola e o trabalho pedagógico dos professores. Pensar alternativas que congreguem ações efetivas, envolvimento da comunidade escolar e resultados positivos, é algo necessário e indispensável para alavancar tais resultados, e isso só é possível quando a comunidade escolar assume tal responsabilidade e trabalha em conjunto para que tais ações sejam executadas a partir da coletividade. Mais que meros dados estatísticos focados apenas nos números, é preciso pensar as práticas de intervenção pedagógica centradas nos sujeitos, uma vez que estes trazem consigo experiências de vida e questões subjetivas que os tornam ímpares. E olhar os mesmos a partir de suas especificidades, é atentar para o ser que pensa, age e reflete a partir do chão que pisa, sua realidade e contexto social. Sendo assim, este artigo toma por base algumas reflexões sobre o PIP (Projeto de Intervenção Pedagógica) de uma escola da rede pública de ensino, visando alguns objetivos, como melhorar os índices negativos, tornando-os positivos, através de ações que envolvam o letramento e suas diversas formas, a partir das práticas de sala de aula ao longo do ano letivo de 2018. Para tanto, embasaremos nossa reflexão a luz de autores e dos resultados positivos de experiências bem desenvolvidas em sala de aula. Acreditamos assim, que quanto maior o envolvimentos dos sujeitos, mais positivo se tornam os resultados para todos os envolvidos.