Este resumo aborda uma pesquisa que foi feita por alunos da Universidade federal do Piauí-UFPI em escolas estaduais da cidade de Parnaíba no estado do Piauí, buscando adquirir conhecimentos sobre a acessibilidade de Libras nas instituições de ensino, nível de aprendizagem dos docentes para com essa língua, a atuação dos intérpretes nas escolas. Os surdos apresentam um histórico de exclusão na sociedade. O trabalho aqui apresentado foi motivado por esse aspecto, muito relevante para mudar o modo como os surdos são vistos perante a sociedade. A metodologia utilizada foi uma pesquisa do tipo explorativa e qualitativa feita com professores de escolas estaduais do município. Com a pesquisa conseguimos perceber que os professores tem dificuldades de trabalhar com esses alunos pois em sua graduação não tiveram a disciplina de Libras, mas o governo tenta ajudar disponibilizando intérpretes para auxiliar esses professores em suas aulas, fazendo a comunicação entre os alunos e professores para que o aluno surdo possa adquirir um melhor aprendizado. Para isso, hoje nas instituições de ensino superior já existe a disciplina de Libras para que a nova geração de professores já entrem preparados para essa dificuldade no mercado de trabalho.