Este trabalho discute a relação entre três temas atuais e sensíveis que carecem de atenção na sociedade brasileira de modo geral: a precarização da educação, a violência urbana e a questão do meio ambiente. Neste sentido, objetiva-se relacionar a realidade da evasão escolar na modalidade educativa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com a questão da vulnerabilidade socioambiental em uma escola situada na periferia social da cidade de Fortaleza/CE. Jovens e adultos frequentam assiduamente as salas de aula durante a semana, porém muitos outros apresentam uma frequência baixíssima. Além disso, há ainda a problemática das elevadas taxas evasão escolar ainda durante o ano letivo. Diante desta questão, cabe indagar-se: há uma relação entre a realidade de vulnerabilidade socioambiental que estas pessoas se inserem e a evasão escolar? Partindo deste questionamento o presente trabalho lança sua metodologia baseada em uma triangulação entre: i) dados colhidos das diretrizes institucionais de ensino; ii) as falas dos estudantes, professores e gestores da EJA; e iii) os resultados da realização de uma atividade cujo objetivo é construir um processo de ensino e aprendizagem significativos e envolventes como alternativa à evasão escolar. Este trabalho é um esforço de elucidar um questionamento inquietante sobre os desafios e limites da EJA em bairros socioambientalmente vulneráveis da cidade de Fortaleza.