O governo brasileiro lançou, na década de 1990, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA), que se trata de uma modalidade de ensino ofertada aos alunos que não estudaram o ensino médio de forma regular na faixa etária adequada, e propõe, por meio deste programa, uma formação curricular voltada para a inserção destes estudantes no mercado formal de trabalho. Assim, o presente estudo faz reflexões e sugere alternativas para se trabalhar de forma contextualizada e interdisciplinar nas turmas do PROEJA no Instituto Federal do Sertão Pernambucano, campus Petrolina. Buscando uma prática pedagógica direcionada, embasada nas proposições teórico-metodológicas e da própria vivência cotidiana ministrando aulas nesta modalidade de ensino, surgiram inquietudes que findaram na proposta de favorecer aprendizado dentro do contexto do aluno, de maneira a torná-lo significativo, intervindo de forma positiva no processo de ensino-aprendizagem destes estudantes na instituição. Neste sentido, aqui se propõe uma prática dinâmica, interativa, motivadora e interdisciplinar a ser utilizada como um instrumento didático-pedagógico que visa promover uma aprendizagem significativa, inovando assim o processo de ensino-aprendizagem.