UM PANORAMA DOS PRIMEIROS PASSOS DA EDUCAÇÃO EM SANTOS SOB UM RECORTE ÉTNICO-RACIAL.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49182 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2132 "inscrito_id" => 9942 "titulo" => "UM PANORAMA DOS PRIMEIROS PASSOS DA EDUCAÇÃO EM SANTOS SOB UM RECORTE ÉTNICO-RACIAL." "resumo" => "O presente trabalho tem como objeto de estudo a inclusão de crianças negras no processo educacional das escolas na cidade de Santos, reconhecido reduto do movimento abolicionista do país. Berço de quilombos, como o do Jabaquara, do Pai Felipe e do Santos Garrafão, a cidade manteve uma sociedade pautada em relações inter-raciais muito peculiares. Com um percurso metodológico apoiado na História Cultural, adotou-se como, como eixo modal da proposta, a frase adotada no brasão da cidade de Santos: “Terra da caridade e da liberdade!” para determinar as possíveis contradições no processo de escolarização de seus “filhos” negros, ex-cativos, diante de uma elite santista fruto de um Brasil escravocrata, entre o período pós-abolição até a Primeira República. Os primeiros resultados da pesquisa foram obtidos por meio de uma revisão bibliográfica sob o tema História da Educação brasileira, em especial, sob o enfoque de questões relacionadas à educação dos negros, visando estabelecer os padrões que constituíram o modus vivendi da sociedade da época, bem como o entendimento do contexto histórico que se estabeleceu a partir da libertação oficial dos escravos e o início da República brasileira, diante das relações imbricadas entre brancos e negros numa sociedade racista. Utilizou-se como fonte documental: relatórios de inspetores literários, mapas de classe, ofícios, atas de exames, jornais, petições, entre outros, constantes em acervos públicos e particulares. Apresentam-se aqui as impressões preliminares sobre o objeto analisado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, ESCRAVIDÃO, EXCLUSÃO, EXCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA5_ID9942_09092018204635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA REGINA PEREIRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandraregina-seduc@santos" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49182 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2132 "inscrito_id" => 9942 "titulo" => "UM PANORAMA DOS PRIMEIROS PASSOS DA EDUCAÇÃO EM SANTOS SOB UM RECORTE ÉTNICO-RACIAL." "resumo" => "O presente trabalho tem como objeto de estudo a inclusão de crianças negras no processo educacional das escolas na cidade de Santos, reconhecido reduto do movimento abolicionista do país. Berço de quilombos, como o do Jabaquara, do Pai Felipe e do Santos Garrafão, a cidade manteve uma sociedade pautada em relações inter-raciais muito peculiares. Com um percurso metodológico apoiado na História Cultural, adotou-se como, como eixo modal da proposta, a frase adotada no brasão da cidade de Santos: “Terra da caridade e da liberdade!” para determinar as possíveis contradições no processo de escolarização de seus “filhos” negros, ex-cativos, diante de uma elite santista fruto de um Brasil escravocrata, entre o período pós-abolição até a Primeira República. Os primeiros resultados da pesquisa foram obtidos por meio de uma revisão bibliográfica sob o tema História da Educação brasileira, em especial, sob o enfoque de questões relacionadas à educação dos negros, visando estabelecer os padrões que constituíram o modus vivendi da sociedade da época, bem como o entendimento do contexto histórico que se estabeleceu a partir da libertação oficial dos escravos e o início da República brasileira, diante das relações imbricadas entre brancos e negros numa sociedade racista. Utilizou-se como fonte documental: relatórios de inspetores literários, mapas de classe, ofícios, atas de exames, jornais, petições, entre outros, constantes em acervos públicos e particulares. Apresentam-se aqui as impressões preliminares sobre o objeto analisado." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 05. Movimentos sociais, sujeitos e processos educativos" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO, HISTÓRIA, ESCRAVIDÃO, EXCLUSÃO, EXCLUSÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA5_ID9942_09092018204635.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRA REGINA PEREIRA RAMOS" "autor_nome_curto" => "SANDRA" "autor_email" => "sandraregina-seduc@santos" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }