O trabalho apresenta vivências e reflexões pedagógicas com adolescentes residentes em casas de acolhimento, realizadas através de mediação educacional pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas com adolescentes. Esta mediação educacional ocorre de forma personalizada e através desta experiência, observa-se que o (a) adolescente encontra-se em distorção idade/ano, com déficit de aprendizagem e a maioria são repetentes, estão em conflito com professores, funcionários da escola e colegas. Diante desses fatos nos remete a aprofundar e estudar sobre a realidade desses (as) adolescentes buscando compreender os sentimentos e realidade de vida, intervindo de maneira pedagógica auxiliando em dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em abordagem bibliográfica e descritiva. Contando a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Considera-se para nossa base de reflexão leituras de autores que discutem a vivência e reflexão pedagógica. Como também a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Considerando a reflexão destas vivências com estes adolescentes nos remete a ampliar um olhar empático e afetivo para história de vida desses (a) adolescentes perpetuando para profissionais da educação e demais profissionais que tenham contato com estes adolescentes, contribuindo para que tais profissionais possam compreender os motivos pelo qual este (a) agi dessa maneira. Intervindo com alternativas e maneiras de lidar com eles (a), apostando em uma possível mudança em seus comportamentos