Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

VIVÊNCIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS JUNTO A ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET CONEXÕES DE SABERES PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS

Palavra-chaves: MEDIAÇÃO, ADOLESCENTE, CASAS DE ACOLHIMENTO Comunicação Oral (CO) GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49335
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4447
    "inscrito_id" => 29
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS JUNTO A ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET CONEXÕES DE SABERES PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS"
    "resumo" => "O trabalho apresenta vivências e reflexões pedagógicas com adolescentes residentes em casas de acolhimento, realizadas através de mediação educacional pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas com adolescentes. Esta mediação educacional ocorre de forma personalizada e através desta experiência, observa-se que o (a) adolescente encontra-se em distorção idade/ano, com déficit de aprendizagem e a maioria são repetentes, estão em conflito com professores, funcionários da escola e colegas. Diante desses fatos nos remete a aprofundar e estudar sobre a realidade desses (as) adolescentes buscando compreender os sentimentos e realidade de vida, intervindo de maneira pedagógica auxiliando em dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em abordagem bibliográfica e descritiva. Contando a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Considera-se para nossa base de reflexão leituras de autores que discutem a vivência e reflexão pedagógica. Como também a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Considerando a reflexão destas vivências com estes adolescentes nos remete a ampliar um olhar empático e afetivo para história de vida desses (a) adolescentes perpetuando para profissionais da educação e demais profissionais que tenham contato com estes adolescentes, contribuindo para que tais profissionais possam compreender os motivos pelo qual este (a) agi dessa maneira. Intervindo com alternativas e maneiras de lidar com eles (a), apostando em uma possível mudança em seus comportamentos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, ADOLESCENTE, CASAS DE ACOLHIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID29_17092018222359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGINA ALVES VITORINO"
    "autor_nome_curto" => "ALVES VITORINO"
    "autor_email" => "magallyvitorino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49335
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4447
    "inscrito_id" => 29
    "titulo" => "VIVÊNCIAS E REFLEXÕES PEDAGÓGICAS JUNTO A ADOLESCENTES RESIDENTES EM CASAS DE ACOLHIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL – PET CONEXÕES DE SABERES PROTAGONISMO JUVENIL EM PERIFERIAS"
    "resumo" => "O trabalho apresenta vivências e reflexões pedagógicas com adolescentes residentes em casas de acolhimento, realizadas através de mediação educacional pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas com adolescentes. Esta mediação educacional ocorre de forma personalizada e através desta experiência, observa-se que o (a) adolescente encontra-se em distorção idade/ano, com déficit de aprendizagem e a maioria são repetentes, estão em conflito com professores, funcionários da escola e colegas. Diante desses fatos nos remete a aprofundar e estudar sobre a realidade desses (as) adolescentes buscando compreender os sentimentos e realidade de vida, intervindo de maneira pedagógica auxiliando em dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em abordagem bibliográfica e descritiva. Contando a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Considera-se para nossa base de reflexão leituras de autores que discutem a vivência e reflexão pedagógica. Como também a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Considerando a reflexão destas vivências com estes adolescentes nos remete a ampliar um olhar empático e afetivo para história de vida desses (a) adolescentes perpetuando para profissionais da educação e demais profissionais que tenham contato com estes adolescentes, contribuindo para que tais profissionais possam compreender os motivos pelo qual este (a) agi dessa maneira. Intervindo com alternativas e maneiras de lidar com eles (a), apostando em uma possível mudança em seus comportamentos"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 12. Educação de pessoas jovens, adultas e idosas"
    "palavra_chave" => "MEDIAÇÃO, ADOLESCENTE, CASAS DE ACOLHIMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA12_ID29_17092018222359.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:02"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EDGINA ALVES VITORINO"
    "autor_nome_curto" => "ALVES VITORINO"
    "autor_email" => "magallyvitorino@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O trabalho apresenta vivências e reflexões pedagógicas com adolescentes residentes em casas de acolhimento, realizadas através de mediação educacional pelo Programa de Educação Tutorial – PET – Conexões de Saberes – Protagonismo Juvenil em Periferias Urbanas com adolescentes. Esta mediação educacional ocorre de forma personalizada e através desta experiência, observa-se que o (a) adolescente encontra-se em distorção idade/ano, com déficit de aprendizagem e a maioria são repetentes, estão em conflito com professores, funcionários da escola e colegas. Diante desses fatos nos remete a aprofundar e estudar sobre a realidade desses (as) adolescentes buscando compreender os sentimentos e realidade de vida, intervindo de maneira pedagógica auxiliando em dificuldades de aprendizagem. A metodologia utilizada nesta pesquisa consiste em abordagem bibliográfica e descritiva. Contando a partir de material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Considera-se para nossa base de reflexão leituras de autores que discutem a vivência e reflexão pedagógica. Como também a descrição das características de determinada população ou fenômeno ou o estabelecimento de relações entre variáveis. Considerando a reflexão destas vivências com estes adolescentes nos remete a ampliar um olhar empático e afetivo para história de vida desses (a) adolescentes perpetuando para profissionais da educação e demais profissionais que tenham contato com estes adolescentes, contribuindo para que tais profissionais possam compreender os motivos pelo qual este (a) agi dessa maneira. Intervindo com alternativas e maneiras de lidar com eles (a), apostando em uma possível mudança em seus comportamentos

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.