O presente trabalho configura-se como relato de experiência vivenciada no contexto de uma turma da 5ª fase do segmento II da EJA numa escola do município de Arapiraca, AL, durante as disciplinas de Currículo, Avaliação e Didática ofertadas no curso de Pedagogia da Universidade Federal de Alagoas do campus Arapiraca. Dessa forma, como objetivo tecer reflexões sobre as práticas pedagógicas dos docentes da Educação de Jovens e Adultos - EJA sob a influência dos aspectos sociais que permeiam essas relações, e compreender de que forma tais questões implicam nos processos de ensino/aprendizagem desses educandos. Situação na qual se torna mais complexa quando se trata de EJA, tendo em vista o perfil dos sujeitos e a bagagem vivencial que os revestem. Buscamos situar as contribuições dos estudos teóricos de Zaballa (1998) e Haddad (2007). Assim, a partir de uma abordagem metodológica guiada pela observação, registro, reflexões, entrevistas e aproximação ao campo; os recursos metodológicos nos possibilitaram perceber um espaço de conflitos sociais, que não se ausentam ao adentrar os muros da escola, ao contrário, se acentuam na educação de adultos e jovens. Por isso, defende-se uma ação educativa com um olhar de prática pedagógica reflexiva, tão vital para a atuação dessa modalidade de ensino, que seja capaz de abarcar as singularidades desses indivíduos.