Temos observado, principalmente no âmbito acadêmico, que existem poucas discussões acerca da formação de professores e sobre o lugar que o estágio supervisionado ocupa, partindo do pressuposto de que este trata-se de um componente curricular responsável pela socialização com a profissão (DUBAR, 1997) e pela construção da prática docente. Neste sentido, precisamos pensar em como se dá a articulação entre o que é lido na disciplina de estágio e o que é vivenciado no contexto escolar, ressignificando assim, a práxis pedagógica. Dessa forma, o presente trabalho trata-se de uma revisão bibliográfica onde utilizamos artigos e como critérios de inclusão, selecionamos: os principais autores que discutem e analisam acerca de currículo, formação do professor e estágio supervisionado; artigos completos, em português e disponibilizados gratuitamente on-line. Enfim, conseguimos observar que os sentidos projetados pelo projeto de estágio curricular dos cursos de licenciatura, não se materializam na maioria das vezes, de forma a relacionar os sentidos construídos durante a formação; e, que as experiências referentes ao ensino/aprendizagem não se tratam apenas de uma dimensão teórica, mas que devem objetivar uma diversificada e significativa construção de saberes, sendo um processo interativo e dinâmico. Concluímos assim, que é imprescindível o planejamento prévio e mais ainda, que é indispensável a avaliação feita antes (diagnóstico), durante (materialização e instrumentalização) e posterior (reflexão) à ação. Encontrando com isso, formas de pensar e repensar currículo, a formação e prática docente, visando fazer conexões entre saberes adquiridos no curso e condições de intervenção no campo profissional.