Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LEITURA E AS ESTRATÉGIAS PARA GARANTIR A APRENDIZAGEM DOS ALUNOS COM DIFICULDADES

Palavra-chaves: LEITURA, ENSINO, PROGRESSÃO DAS APRENDIZAGENS Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho busca compreender como uma professora do 3º ano trabalha a leitura e de que forma ela favorece a progressão dos alunos nesse eixo de ensino. Como objetivos específicos, visamos identificar quais estratégias didáticas são mobilizadas pela professora nas aulas de leitura; verificar se ela diversifica as estratégias conforme o nível dos alunos e analisar a sua mediação do professor no trato com a leitura. Após a análise pudemos encontrar uma prática docente que procura envolver os alunos em diversas situações de leitura e com gêneros variados. Contudo, em relação às estratégias utilizadas para garantir a progressão de todos os alunos no eixo da leitura, nos parece que a professora acreditava que os atendimentos individuais seriam suficientes para que os alunos com dificuldades avançassem em suas aprendizagens. Com isso, enfatizou essa estratégia em detrimento a outras igualmente importantes, tais como os trabalhos em duplas/grupos; a promoção de atividades diversificadas para a turma, entre outras.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.