Este trabalho apresenta uma análise e descrição do livro didático de Língua Portuguesa do ensino fundamental do sexto ao nono ano, observando as metodologias propostas para o estudo os conceitos, as ideias e a produção do conhecimento lexical. Compreender como os livros pautam o estudo do léxico e conhecer a organização didática de textos e atividades, voltadas ao desenvolvimento linguístico dos alunos com a mesma intensidade que os estudos gramaticais. Sendo assim, o trabalhou contemplou conceito de léxico e a percepção de sua importância como um componente fundamental da organização linguística para o sucesso na aprendizagem da língua portuguesa. Com o intuito de atingir os objetivos propostos e ampliar as discussões sobre a competência lexical abordada nos livros didáticos, a elaboração deste estudo respeita um caminho metodológico organizado em uma pesquisa de natureza bibliográfica, exploratório-descritiva e que pontua aspectos para construção da prática docente e discussões, reflexões e propostas metodológicas importantes para a formação dos alunos. Nessa perspectiva é indispensável refletir que os sentidos conceituais sobre a semântica lexical expressos nos livros didáticos devem ser analisados como elementos linguísticos, que exercem influência sobre a compreensão dos fatos registrados pela linguagem. Por fim, apresenta as conclusões sobre os livros didáticos analisados, arriscando-se a destacar se apresentam o cuidado com léxico com o mesmo compromisso do trato gramatical e literário. Assim, este estudo representa uma abordagem ao estudo do léxico importante para encaixar-se harmoniosamente com as demais áreas do estudo da Língua Portuguesa.