Atualmente, em toda a sociedade, a tecnologia está presente no cotidiano das pessoas, principalmente dos jovens. A escola, como instituição substancial à socialização e formação, tem sofrido pressão para interagir com esse universo tecnológico em prol do ensino. Apesar de sua utilização tornar a aprendizagem mais significativa, ainda é algo desafiador a professores, dominar não só as tecnologias, mas também suas possíveis utilizações pedagógicas. Este trabalho é resultado de uma pesquisa, em andamento, realizada em escolas localizadas na zona urbana de Caxias, Maranhão, e se justifica na medida em que amplia as discussões sobre o uso de tecnologias educacionais, tanto no que diz respeito ao caráter didático do uso destas tecnologias quanto no que diz respeito às transformações no trabalho docente decorrentes de tais meios, e tem como objetivo examinar a potencialidade didático-pedagógica que o uso da tecnologia tem no ensino de Biologia, uma vez que a tecnologia pode ser uma grande aliada no desenvolvimento discente e também, docente, ampliando e aprimorando as competências dos professores. A pesquisa realizada utiliza a abordagem qualitativa e para coleta de dados da pesquisa, se utilizará como instrumento o questionário. Percebe-se que a tecnologia é indicada do campo de ensino da Biologia, que apresenta uma visão construtiva que se preocupa com solucionar problemas e transformar a sociedade, portanto, o uso da tecnologia no ensino de Biologia traz diversos ganhos para a escola, uma vez que tecnologias educacionais dão mais dinamicidade e interatividade ao ensino.