Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA

Palavra-chaves: TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO, BIOLOGIA Pôster (PO) GT 19. Tecnologias e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46169
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 813
    "inscrito_id" => 6471
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA"
    "resumo" => "Atualmente, em toda a sociedade, a tecnologia está presente no cotidiano das pessoas, principalmente dos jovens. A escola, como instituição substancial à socialização e formação, tem sofrido pressão para interagir com esse universo tecnológico em prol do ensino. Apesar de sua utilização tornar a aprendizagem mais significativa, ainda é algo desafiador a professores, dominar não só as tecnologias, mas também suas possíveis utilizações pedagógicas. Este trabalho é resultado de uma pesquisa, em andamento, realizada em escolas localizadas na zona urbana de Caxias, Maranhão, e se justifica na medida em que amplia as discussões sobre o uso de tecnologias educacionais, tanto no que diz respeito ao caráter didático do uso destas tecnologias quanto no que diz respeito às transformações no trabalho docente decorrentes de tais meios, e tem como objetivo examinar a potencialidade didático-pedagógica que o uso da tecnologia tem no ensino de Biologia, uma vez que a tecnologia pode ser uma grande aliada no desenvolvimento discente e também, docente, ampliando e aprimorando as competências dos professores. A pesquisa realizada utiliza a abordagem qualitativa e para coleta de dados da pesquisa, se utilizará como instrumento o questionário. Percebe-se que a tecnologia é indicada do campo de ensino da Biologia, que apresenta uma visão construtiva que se preocupa com solucionar problemas e transformar a sociedade, portanto, o uso da tecnologia no ensino de Biologia traz diversos ganhos para a escola, uma vez que tecnologias educacionais dão mais dinamicidade e interatividade ao ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID6471_23082018113156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA GOMES VIANA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolina.viana@acad.ifma."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46169
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 813
    "inscrito_id" => 6471
    "titulo" => "A UTILIZAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL NA DISCIPLINA DE BIOLOGIA EM ESCOLAS NO MUNICÍPIO DE CAXIAS-MA"
    "resumo" => "Atualmente, em toda a sociedade, a tecnologia está presente no cotidiano das pessoas, principalmente dos jovens. A escola, como instituição substancial à socialização e formação, tem sofrido pressão para interagir com esse universo tecnológico em prol do ensino. Apesar de sua utilização tornar a aprendizagem mais significativa, ainda é algo desafiador a professores, dominar não só as tecnologias, mas também suas possíveis utilizações pedagógicas. Este trabalho é resultado de uma pesquisa, em andamento, realizada em escolas localizadas na zona urbana de Caxias, Maranhão, e se justifica na medida em que amplia as discussões sobre o uso de tecnologias educacionais, tanto no que diz respeito ao caráter didático do uso destas tecnologias quanto no que diz respeito às transformações no trabalho docente decorrentes de tais meios, e tem como objetivo examinar a potencialidade didático-pedagógica que o uso da tecnologia tem no ensino de Biologia, uma vez que a tecnologia pode ser uma grande aliada no desenvolvimento discente e também, docente, ampliando e aprimorando as competências dos professores. A pesquisa realizada utiliza a abordagem qualitativa e para coleta de dados da pesquisa, se utilizará como instrumento o questionário. Percebe-se que a tecnologia é indicada do campo de ensino da Biologia, que apresenta uma visão construtiva que se preocupa com solucionar problemas e transformar a sociedade, portanto, o uso da tecnologia no ensino de Biologia traz diversos ganhos para a escola, uma vez que tecnologias educacionais dão mais dinamicidade e interatividade ao ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 19. Tecnologias e Educação"
    "palavra_chave" => "TECNOLOGIA EDUCACIONAL, ENSINO, BIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA19_ID6471_23082018113156.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CAROLINA GOMES VIANA"
    "autor_nome_curto" => "CAROLINA"
    "autor_email" => "carolina.viana@acad.ifma."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Atualmente, em toda a sociedade, a tecnologia está presente no cotidiano das pessoas, principalmente dos jovens. A escola, como instituição substancial à socialização e formação, tem sofrido pressão para interagir com esse universo tecnológico em prol do ensino. Apesar de sua utilização tornar a aprendizagem mais significativa, ainda é algo desafiador a professores, dominar não só as tecnologias, mas também suas possíveis utilizações pedagógicas. Este trabalho é resultado de uma pesquisa, em andamento, realizada em escolas localizadas na zona urbana de Caxias, Maranhão, e se justifica na medida em que amplia as discussões sobre o uso de tecnologias educacionais, tanto no que diz respeito ao caráter didático do uso destas tecnologias quanto no que diz respeito às transformações no trabalho docente decorrentes de tais meios, e tem como objetivo examinar a potencialidade didático-pedagógica que o uso da tecnologia tem no ensino de Biologia, uma vez que a tecnologia pode ser uma grande aliada no desenvolvimento discente e também, docente, ampliando e aprimorando as competências dos professores. A pesquisa realizada utiliza a abordagem qualitativa e para coleta de dados da pesquisa, se utilizará como instrumento o questionário. Percebe-se que a tecnologia é indicada do campo de ensino da Biologia, que apresenta uma visão construtiva que se preocupa com solucionar problemas e transformar a sociedade, portanto, o uso da tecnologia no ensino de Biologia traz diversos ganhos para a escola, uma vez que tecnologias educacionais dão mais dinamicidade e interatividade ao ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.