A seguinte pesquisa aborda uma elucidação sobre o pensamento complexo do ser humano na educação transdisciplinar de Edgar Morin e Hanna Arendt. Pensamento esse que sugere uma reformulação na forma de como os conteúdos são abordados na instituição escolar, pois em sua concepção o discente ao se formar não toma ciência de sua multidimensionalidade perante a sociedade. Fazer uma convergência das informações, dos conhecimentos que são abordados na sala de aula, ligá-los em uma única disciplina de forma consolidada gnóstica, no sentido de que poderá levar aos estudantes o entendimento da complexidade do “eu” faz-se necessário, conduzindo o estudo em conjunto interligando com o objetivo de uma formação ampla e do autoconhecimento da sua multidimensionalidade (MORIN, 2007). O resumo constitui-se de uma pesquisa bibliográfica embasada principalmente nos teóricos Edgar Morin e Hanna Arendt. Este trabalho tem como objetivo apresentar de forma inteligível a convergência dos saberes de Edgar Morin e o entendimento de Hanna Arendt sobre a condição humana a respeito da educação, introduzindo uma forma diferente de olhar o método de construir o saber do aprendiz na instituição escolar. Entendendo finalmente que o sistema escolar não dá ao aluno o encontro da sua dimensão de contexto universal, mesmo reformulando o ensino ainda assim o ser humano não se reconheceria nem compreenderia a sua singularidade somente pelo saber desses meios, mas ampliaria sua visão, visto que o ensino deve colocar- se de maneira interligada promovendo o encontro das disciplinas levando a uma unificação ampla do saber e do seu entendimento, extinguindo a fragmentação de matérias disciplinares, para que a condição humana seja consolidada pela busca contínua da sua evolução peculiar.