Este artigo descreve um projeto elaborado pelo PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) de História da UFPE, a partir de nossa atuação na EREM Martins Júnior, escola situada no bairro da Torre em Recife/PE. O projeto que culminou numa intervenção didática foi planejado e executado em turmas de terceiro ano da escola, visando trabalhar o período da Ditadura Civil-Militar brasileira com foco específico em discutir a situação de vida dos exilados políticos do regime. Dada a importância desta temática dentro do ensino de história, julgamos ser fundamental trazer novos olhares para o período, visto que é notório, sobretudo nas redes sociais, a eclosão de discursos nostálgicos acerca da Ditadura. Desta maneira, propomos analisar o fenômeno exílio através do olhar de um exilado, o ilustre político pernambucano Miguel Arraes de Alencar. Trabalhamos com algumas de suas cartas escritas durante o seu exílio na Argélia e levando esta documentação para sala de aula, não pudemos deixar de tratar das problemáticas do documento, destacando a postura do historiador diante deste seu objeto de trabalho. Para tal feito, elaboramos uma aula de 100 min que será descrita na metodologia deste trabalho, mas que buscou apresentar uma história mais humana trazendo o drama dos exilados, assim como atentar para o fato de que nós cotidianamente produzimos registros históricos, destacando o exemplo da carta. A partir do planejamento, execução e replanejamento deste projeto construímos saberes fundamentais para nossa prática docente, além de estabelecer uma relação de afeição dos estudantes para com a História.