Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA: PERSPECTIVA PARA UM MELHOR ENSINO E APRENDIZADO NO ESTUDO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS INCÓGNITA.

Palavra-chaves: TIC, MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48390
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3069
    "inscrito_id" => 5522
    "titulo" => "O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA: PERSPECTIVA PARA UM MELHOR ENSINO E APRENDIZADO NO ESTUDO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS INCÓGNITA."
    "resumo" => "A Matemática está em toda parte uma ciência muito rica e interessante, no entanto muitas vezes é tida como vilã das disciplinas escolares. Para tentar mudar esse senário educacional é necessário investir na melhoria da qualidade do ensino ofertado nas nossas escolas. Diante dessa problemática da dificuldade apresentada por alguns alunos na aprendizagem de conteúdos matemáticos, o presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os alunos de uma escola estadual localizada na zona rural do município de Marcação-PB, com o objetivo de descrever uma proposta de uma metodologia utilizando o software Geogebra para auxiliar no assunto da equação do primeiro grau com duas incógnitas. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que os alunos através do uso do software Geogebra poderia mudar comportamento diante da realização da nossa pesquisa, a oficina aconteceu com alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola pesquisada. Foi notório ao realizar a pesquisa o quanto é necessário inserir na sala de aula novas propostas para o ensino da Matemática, e o uso de recursos tecnológicos pode auxiliar os alunos a compreensão dos conteúdos de uma forma mais atraente para os alunos. Desejamos que este trabalho possa colaborar para a inserção uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática especialmente no Ensino Fundamental, permitindo fomentar uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos estudados pelos alunos, na busca de oferecer um ensino de qualidade em nossas escolas e uma diminuição na rejeição direcionada a matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TIC, MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5522_10092018225435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EGRACIELI DOS SANTOS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "EGRACIELI"
    "autor_email" => "egralee@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48390
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3069
    "inscrito_id" => 5522
    "titulo" => "O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA: PERSPECTIVA PARA UM MELHOR ENSINO E APRENDIZADO NO ESTUDO DA EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU COM DUAS INCÓGNITA."
    "resumo" => "A Matemática está em toda parte uma ciência muito rica e interessante, no entanto muitas vezes é tida como vilã das disciplinas escolares. Para tentar mudar esse senário educacional é necessário investir na melhoria da qualidade do ensino ofertado nas nossas escolas. Diante dessa problemática da dificuldade apresentada por alguns alunos na aprendizagem de conteúdos matemáticos, o presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os alunos de uma escola estadual localizada na zona rural do município de Marcação-PB, com o objetivo de descrever uma proposta de uma metodologia utilizando o software Geogebra para auxiliar no assunto da equação do primeiro grau com duas incógnitas. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que os alunos através do uso do software Geogebra poderia mudar comportamento diante da realização da nossa pesquisa, a oficina aconteceu com alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola pesquisada. Foi notório ao realizar a pesquisa o quanto é necessário inserir na sala de aula novas propostas para o ensino da Matemática, e o uso de recursos tecnológicos pode auxiliar os alunos a compreensão dos conteúdos de uma forma mais atraente para os alunos. Desejamos que este trabalho possa colaborar para a inserção uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática especialmente no Ensino Fundamental, permitindo fomentar uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos estudados pelos alunos, na busca de oferecer um ensino de qualidade em nossas escolas e uma diminuição na rejeição direcionada a matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "TIC, MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID5522_10092018225435.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EGRACIELI DOS SANTOS ANANIAS"
    "autor_nome_curto" => "EGRACIELI"
    "autor_email" => "egralee@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Matemática está em toda parte uma ciência muito rica e interessante, no entanto muitas vezes é tida como vilã das disciplinas escolares. Para tentar mudar esse senário educacional é necessário investir na melhoria da qualidade do ensino ofertado nas nossas escolas. Diante dessa problemática da dificuldade apresentada por alguns alunos na aprendizagem de conteúdos matemáticos, o presente trabalho vem apresentar os resultados de uma investigação realizada com os alunos de uma escola estadual localizada na zona rural do município de Marcação-PB, com o objetivo de descrever uma proposta de uma metodologia utilizando o software Geogebra para auxiliar no assunto da equação do primeiro grau com duas incógnitas. A metodologia utilizada nesse trabalho de investigação caracteriza-se por uma pesquisa experimental, pelo fato que os alunos através do uso do software Geogebra poderia mudar comportamento diante da realização da nossa pesquisa, a oficina aconteceu com alunos do nono ano do Ensino Fundamental da escola pesquisada. Foi notório ao realizar a pesquisa o quanto é necessário inserir na sala de aula novas propostas para o ensino da Matemática, e o uso de recursos tecnológicos pode auxiliar os alunos a compreensão dos conteúdos de uma forma mais atraente para os alunos. Desejamos que este trabalho possa colaborar para a inserção uso de recursos tecnológicos nas aulas de Matemática especialmente no Ensino Fundamental, permitindo fomentar uma aprendizagem significativa dos conteúdos matemáticos estudados pelos alunos, na busca de oferecer um ensino de qualidade em nossas escolas e uma diminuição na rejeição direcionada a matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.