Este trabalho tem por objetivo relatar a importância de se fazer uso dos jogos para a construção do conhecimento matemático, os quais despertam o interesse e o prazer dos alunos pela mesma, propiciando nos discentes a simulação de situações problema e a construção de atitudes positivas através dos seus erros. Como os PCN’s de Matemática (1998) relatam este recurso como um dos meios para se ensinar a disciplina em questão, temos no decorrer do trabalho algumas concepções sobre esta ferramenta, para que assim seja fundamentado teoricamente, além reforçarmos a ideia principal abordada neste artigo. Ao final são apresentados alguns jogos que foram desenvolvidos na Escola Estadual José Bezerra Cavalcanti, localizada no município de Santa Cruz/RN, através do PIBID, como um meio de auxiliar os docentes nas aulas de Matemática, por ser uma estratégia pedagógica diferenciada de ensino, além de nos mostrar como pode trazer vários benefícios para os discentes e docentes. Chegando assim a conclusão de que este recurso vem como um meio facilitador e motivador para os educadores e educandos nas aulas, fazendo com que o rendimento escolar dos mesmos seja melhorado de forma lúdica e recreativa tanto na disciplina em questão como em outras.