As pilhas podem ser confeccionadas por diversas frutas, verduras ou legumes. Isso é possível graças aos ácidos ou pela basicidade presentes nesses alimentos. Elas podem ser utilizadas como experimentos em sala de aula, ajudando na compreensão do conteúdo de eletroquímica. Tendo em vista que a química é uma ciência experimental, considera-se que experimentos são ferramentas essenciais paro o ensino e aprendizagem se tornar mais relevante. Por esse motivo apresentamos esse trabalho, no qual mostramos como uma metodologia diferenciada pode melhorar o ensino de ciências. A pesquisa foi realizada em um Pré-vestibular de Limoeiro, uma cidade do estado de Pernambuco, tendo como participantes 168 alunos. Foi possível observar que, após a aula os alunos conseguiram correlacionar o que tinham acabado de aprender com coisas que sempre estiveram ao seu redor, mas eles não enxergavam com um olhar crítico e como algo que pudesse servir em momentos de urgência. Tudo isso foi possível porque a aula partiu de um problema inicial contextualizado, em que os alunos tinham que tentar solucioná-lo. A aula ministrada deu condições para que os alunos conseguissem construir seu próprio conhecimento e formulassem uma resposta para o problema inicial, que foi socializada. Também foi utilizado um experimento que representava uma pilha simulando a questão problema, proporcionando que os mesmos enxergassem na prática tudo aquilo que acabaram de estudar.