Devido à velocidade com que as informações são repassadas, a atividade de docência tem se tornado cada dia mais complexa, pois, o grande desafio é a forma como os conteúdos são ministrados aos discentes. Nesse contexto, as metodologias ativas são alternativas para ensinar de forma diferenciada, onde o aluno é o protagonista no processo de aprendizagem, com intuito de despertá-lo para o assunto e tornando-o participativo, por isso, o uso destas práticas tornou-se uma constante no curso de graduação de Ciências Contábeis da Faculdade Alfa, em Manaus. Assim, através de pesquisa bibliográfica e pesquisa ação, tem-se como objetivo identificar a percepção do docente com relação à aprendizagem dos discentes, mediante o uso de metodologias ativas na disciplina de Contabilidade Comercial. Dessa forma, 70% dos professores afirmam que trabalhar com as metodologias ativas mostrou-se satisfatório, 20% dos professores acreditam que o uso de metodologias ativas é somente uma forma de contextualização do conhecimento e 10% têm o uso da prática como um desafio. Sendo assim, conclui-se que as metodologias ativas capacitam o aluno para que se torne responsável pela sua aprendizagem e transformam a figura do professor em orientador, capaz de desenvolver no discente a habilidade de comunicação, liderança e senso reflexivo.