O USO DE DRAMATIZAÇÕES EM FORMATO DE CORDEL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA.
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48346 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4602 "inscrito_id" => 10407 "titulo" => "O USO DE DRAMATIZAÇÕES EM FORMATO DE CORDEL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA." "resumo" => "Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que necessita de uma abordagem que valorize os conhecimentos do educando. Algumas das especificidades que se tornam um obstáculo na efetivação da proposta da EJA, e que se encontram presentes nos discursos dos profissionais que atuam nessa modalidade, versam sobre os materiais didáticos, heterogeneidade dos alunos, tempo e currículo. Este é um dos fatores que nos leva a refletir sobre a qualidade do ensino e nos perguntar: Como podemos contribuir com o Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos? Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo construir uma sequência didática com o uso de dramatização em formato de cordel, com intuito de suscitar um apoio metodológicos para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa caracteriza-se a princípio como bibliográfico, uma vez que posteriormente será aplicado em turmas do segundo ano da EJA. Consideramos que a proposta de se utilizar cordel nas aulas de Física pode se configurar como estratégia para diminuir a rejeição de temas aparentemente complexos, interação entre o mundo vivencial do aluno e os conceitos físicos, além de uma de contribuição enquanto material de apoio para os professores dessa modalidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE FÍSICA, DRAMATIZAÇÃO, DRAMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10407_17092018232302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADJANNY VIEIRA BRITO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ADJANNY" "autor_email" => "adjannyvieira@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48346 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4602 "inscrito_id" => 10407 "titulo" => "O USO DE DRAMATIZAÇÕES EM FORMATO DE CORDEL NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UMA ALTERNATIVA PARA O ENSINO DE FÍSICA." "resumo" => "Resumo: A Educação de Jovens e Adultos (EJA) é uma modalidade de ensino que necessita de uma abordagem que valorize os conhecimentos do educando. Algumas das especificidades que se tornam um obstáculo na efetivação da proposta da EJA, e que se encontram presentes nos discursos dos profissionais que atuam nessa modalidade, versam sobre os materiais didáticos, heterogeneidade dos alunos, tempo e currículo. Este é um dos fatores que nos leva a refletir sobre a qualidade do ensino e nos perguntar: Como podemos contribuir com o Ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos? Neste sentido o presente trabalho teve como objetivo construir uma sequência didática com o uso de dramatização em formato de cordel, com intuito de suscitar um apoio metodológicos para o ensino de Física na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa caracteriza-se a princípio como bibliográfico, uma vez que posteriormente será aplicado em turmas do segundo ano da EJA. Consideramos que a proposta de se utilizar cordel nas aulas de Física pode se configurar como estratégia para diminuir a rejeição de temas aparentemente complexos, interação entre o mundo vivencial do aluno e os conceitos físicos, além de uma de contribuição enquanto material de apoio para os professores dessa modalidade." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, ENSINO MÉDIO, ENSINO DE FÍSICA, DRAMATIZAÇÃO, DRAMATIZAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID10407_17092018232302.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:59" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADJANNY VIEIRA BRITO DE ARAUJO" "autor_nome_curto" => "ADJANNY" "autor_email" => "adjannyvieira@hotmail.com" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }