As aulas práticas podem facilitar a compreensão de muitos conteúdos lecionados nas aulas de Biologia. Sendo assim, novas estratégias precisam ser elaboradas e colocadas à disposição do aluno. O objetivo do trabalho foi promover ações de intervenção pedagógica nas aulas de Biologia nas turmas da 1ª Série A, 2ª Série E e 3ª Série E, com o intuito de melhorá o processo de Ensino-Aprendizagem com conteúdos presentes nas três Séries do Ensino Médio. Durante a execução do trabalho, os estudantes da EEEFM Otávia Silveira, localizada na cidade de Mogeiro, tiveram acesso à materiais do cotidiano e aplicaram seus conhecimentos adquiridos em sala, na realização de aulas práticas, confeccionando e reaproveitando materiais de fácil manuseio. Destaca-se também que o cunho investigativo das ações esteve presente em todas as atividades, independente da série. Até agora, as práticas realizadas e finalizadas foram: 1-extração de pigmentos, 2-teste do iodo, 3-fermentação e 4-aula de microscopia. Estão em andamento as práticas: caixa entomológica, herbário e álbum virtual botânico. Como o processo está em andamento, e acompanha o currículo estabelecido em planejamento anual, a finalização das atividades propostas se dará até dezembro de 2018. O processo avaliativo, que é contínuo, leva em conta suas contribuições na realização e confecção de materiais para aulas práticas, mediante conteúdo prévio definido e explanado em sala de aula.