A natureza do presente artigo, tratará de uma experiência com alunos de 3ª ano do ensino médio, de uma escola pública da cidade de Bananeiras-PB, utilizando-se o laboratório de química da Universidade Federal da Paraíba, Campus III, também localizado na cidade de Bananeiras, como espaço de investigação. Com o objetivo de gerar oportunidade de acesso ao ensino da Química de uma forma diferenciada para jovens provenientes da rede estadual, buscando suprir a carência de materiais para o ensino de forma experimental nas escolas públicas e aperfeiçoar o conhecimento dos mesmos. Este estudo foi realizado com os alunos da Escola Normal Estadual Prof. Pedro Augusto de Almeida, tendo o trabalho executado por estudantes do curso de licenciatura em Ciências Agrárias, os quais são bolsistas do Programa de Licenciatura (PROLICEN) e trabalham com atividades de experimentação nas aulas de química. De acordo com pré e pós avaliações, observou-se as dificuldades presentes nos alunos devido a carência de algumas metodologias inovadoras na rede pública de ensino, os dados que foram obtidos são em média de 0 a 10 o que resultou em 1,69 no pré-teste, enquanto no pós-teste obteve-se êxito conseguindo atingir cerca de 7,74. Acreditamos que o referente trabalho beneficia não só os alunos, mas também a toda equipe de colaboradores, ajudando os mesmos a desenvolver um crescimento pessoal e profissional.