Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO AOS DESAFIOS E TENDÊNCIAS EM SECRETARIAR

Palavra-chaves: TECNOLOGIA EM SECRETARIADO, PERFIL DO PROFISSIONAL DE SECRETARIADO, MATRIZ CURRICULAR, ATRIBUIÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: A profissão de secretariado vem passando por muitas mudanças no intuito de atender às demandas do mercado de trabalho e chegar ao seu perfil atual, em consequência, a formação acadêmica também sofreu adequações para suprir a esse novo perfil. Deste modo, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a adequação entre o perfil do profissional de secretariado, de acordo o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia 2016, e a formação acadêmica do Tecnólogo em Secretariado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI. Neste sentido, estabeleceu-se os seguintes objetivos específicos: Caracterizar o profissional Tecnólogo em Secretariado; Apresentar o perfil profissional do Tecnólogo em Secretariado; Identificar as atribuições do profissional de tecnologia em secretariado de acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2016);e, Examinar a adequação da Matriz Curricular do curso de Tecnologia em Secretariado do IFPI ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (2016). Assim, caracteriza-se numa pesquisa qualitativa, sendo a obtenção dos dados por meio da pesquisa bibliográfica e análise documental dos seguintes documentos: Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia; Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a organização e o funcionamento dos cursos superiores de tecnologia (Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002) e plano pedagógico do curso de tecnologia em secretariado (2010). Foi possível concluir desacordos entre o perfil do catalogo nacional dos cursos de tecnologia (2016) e o Plano de Disciplina do curso de Secretariado (2010). Dessa forma observa-se a importância do aperfeiçoamento das matrizes curriculares visando uma formação acadêmica adequada.

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