Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A CONTRIBUIÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC 2017-2018 NA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORIA DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL SOSSEGO DA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, PNAIC, ENSINO-APRENDIZAGEM, LETRAMENTO Pôster (PO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45623
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2407
    "inscrito_id" => 9923
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC 2017-2018 NA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORIA DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL SOSSEGO DA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a realização de uma pesquisa de acompanhamento dos resultados que estão sendo apresentados em relação ao processo de ensino-aprendizagem em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Sossego da Mamãe, em Guaraí-TO, sendo assim um estudo de caso, em virtude da formação continuada que os professores das referidas turmas estão realizando através do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nos anos de 2017 e 2018. A pesquisa tem por objetivo analisar como está ocorrendo a prática pedagógica dos professores alfabetizadores PNAIC, bem como verificar quais transformações já ocorreram na prática docente desses profissionais depois de terem participado da formação continuada promovida em virtude do PNAIC. O estudo partiu das seguintes problemáticas: Quais mudanças ocorreram na prática docente dos professores alfabetizadores depois de terem participado da formação continuada do PNAIC? Houve melhoria no processo de ensino-aprendizagem na alfabetização das crianças? A hipótese levantada é que a formação desenvolvida pelo PNAIC gera transformações na prática docente, uma vez que o diálogo e a constante troca de experiências efetuados durante os encontros de formação fomentam uma postura reflexiva quanto à práxis, assim como quanto à metodologias e concepções ideológicas. Os sujeitos da pesquisa são 12 professores que atuam do 1º ao 3º anos. O estudo teve uma abordagem qualitativa sendo a coleta de dados mediante observação in loco e pela aplicação de entrevistas semiestruturadas, assim como pela pesquisa de bibliográfica, fazendo-se o tratamento dos dados com base na análise de conteúdo de Bardin (2008)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, PNAIC, ENSINO-APRENDIZAGEM, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID9923_10092018110454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE RODRIGUES GODOY BEHNE"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE GODOY"
    "autor_email" => "profmarilenegodoy@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45623
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2407
    "inscrito_id" => 9923
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DO PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA- PNAIC 2017-2018 NA FORMAÇÃO CONTINUADA E MELHORIA DA PRÁTICA DOCENTE DOS PROFESSORES ALFABETIZADORES DA ESCOLA MUNICIPAL SOSSEGO DA"
    "resumo" => "Este trabalho apresenta a realização de uma pesquisa de acompanhamento dos resultados que estão sendo apresentados em relação ao processo de ensino-aprendizagem em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Sossego da Mamãe, em Guaraí-TO, sendo assim um estudo de caso, em virtude da formação continuada que os professores das referidas turmas estão realizando através do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nos anos de 2017 e 2018. A pesquisa tem por objetivo analisar como está ocorrendo a prática pedagógica dos professores alfabetizadores PNAIC, bem como verificar quais transformações já ocorreram na prática docente desses profissionais depois de terem participado da formação continuada promovida em virtude do PNAIC. O estudo partiu das seguintes problemáticas: Quais mudanças ocorreram na prática docente dos professores alfabetizadores depois de terem participado da formação continuada do PNAIC? Houve melhoria no processo de ensino-aprendizagem na alfabetização das crianças? A hipótese levantada é que a formação desenvolvida pelo PNAIC gera transformações na prática docente, uma vez que o diálogo e a constante troca de experiências efetuados durante os encontros de formação fomentam uma postura reflexiva quanto à práxis, assim como quanto à metodologias e concepções ideológicas. Os sujeitos da pesquisa são 12 professores que atuam do 1º ao 3º anos. O estudo teve uma abordagem qualitativa sendo a coleta de dados mediante observação in loco e pela aplicação de entrevistas semiestruturadas, assim como pela pesquisa de bibliográfica, fazendo-se o tratamento dos dados com base na análise de conteúdo de Bardin (2008)."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, PNAIC, ENSINO-APRENDIZAGEM, LETRAMENTO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA1_ID9923_10092018110454.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARILENE RODRIGUES GODOY BEHNE"
    "autor_nome_curto" => "MARILENE GODOY"
    "autor_email" => "profmarilenegodoy@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS - UFT"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este trabalho apresenta a realização de uma pesquisa de acompanhamento dos resultados que estão sendo apresentados em relação ao processo de ensino-aprendizagem em turmas do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal Sossego da Mamãe, em Guaraí-TO, sendo assim um estudo de caso, em virtude da formação continuada que os professores das referidas turmas estão realizando através do Programa Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) nos anos de 2017 e 2018. A pesquisa tem por objetivo analisar como está ocorrendo a prática pedagógica dos professores alfabetizadores PNAIC, bem como verificar quais transformações já ocorreram na prática docente desses profissionais depois de terem participado da formação continuada promovida em virtude do PNAIC. O estudo partiu das seguintes problemáticas: Quais mudanças ocorreram na prática docente dos professores alfabetizadores depois de terem participado da formação continuada do PNAIC? Houve melhoria no processo de ensino-aprendizagem na alfabetização das crianças? A hipótese levantada é que a formação desenvolvida pelo PNAIC gera transformações na prática docente, uma vez que o diálogo e a constante troca de experiências efetuados durante os encontros de formação fomentam uma postura reflexiva quanto à práxis, assim como quanto à metodologias e concepções ideológicas. Os sujeitos da pesquisa são 12 professores que atuam do 1º ao 3º anos. O estudo teve uma abordagem qualitativa sendo a coleta de dados mediante observação in loco e pela aplicação de entrevistas semiestruturadas, assim como pela pesquisa de bibliográfica, fazendo-se o tratamento dos dados com base na análise de conteúdo de Bardin (2008).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • APARECIDA DOS SANTOS MARTINS

    A pedagogia me apaxono cada dia mais me facina ,e folgo em saber que com meu estudo so faz aumentar o conhecimento e ampliar as visoes no campo da pedagogia

    04/06/2023 11:07:38

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.