O (ENEM) Exame nacional do ensino médio, foi criado em 1998 para ser uma avaliação de desempenho dos estudantes de escolas públicas e particulares do Ensino Médio. Atualmente, a prova do Enem é interdisciplinar e contextualizada, buscando colocar o aluno diante de situações-problema para mensurar não apenas se ele conhece os conceitos, mas se sabe aplicá-los. Desde 2010, o Novo Enem pretende se diferenciar ainda mais dos tradicionais vestibulares, onde o aluno não mais encontrará questões tão objetivas e diretas no assunto, mas sim uma ampla interdisciplinaridade, um envolvimento dos conteúdos e disciplinas, fazendo com que o vestibulando exercite sua interpretação textual e seu raciocínio. A prova do (ENEM) de química é uma das que o desempenho dos estudantes é bastante baixo , pelo fato de não conseguirem se dar bem nas competências e habilidades cobradas , e isso está totalmente ligado a grande dificuldade que ocorre no ensino de química. O ensino de química é estruturado por meio de atividades que chegam a limitar os conteúdos de modo que o aprendizado é centrado apenas no professor e Contrariamente ao modelo tradicional de ensino, a aprendizagem de Química deve possibilitar aos alunos a compreensão das transformações químicas que ocorrem no mundo físico de forma abrangente e integrada . No entanto, nem sempre o professor está preparado para atuar de forma interdisciplinar, relacionando o conteúdo com a realidade dos alunos. Na maioria das escolas tem-se dado maior ênfase à transmissão de conteúdos e à memorização de fatos, símbolos, nomes, fórmulas, deixando de lado a construção do conhecimento científico dos alunos e a desvinculação entre o conhecimento químico e o cotidiano. O objetivo deste trabalho foi unir a compreensão e o aprendizado da disciplina de Química através de resolução de questões do ENEM que proporcionasse aos alunos estabelecer conexões entre os conteúdos com o seu cotidiano, e posteriormente obter um melhor rendimento, tanto no ENEM , quanto na disciplina de química.