O presente trabalho delineou-se com a proposta de relacionar a Educação Sobre Direitos Humanos e a questão de gênero por meio do entrelaçamento de perspectivas, dentre elas, a interseccionalidade. Isto é, partindo-se do intuito de pesquisar os fundamentos teóricos e normativos da Educação sobre Direitos Humanos; os fundamentos gerais, teóricos e normativos sobre interseccionalidade e gênero e da análise da viabilidade do entrelaçamento dos temas “Educação sobre Direitos Humanos” e “gênero” como forma de aprimorar a educação escolar apresentou-se as principais nuances dos enunciados normativos que regulam a EDH e as especificidades que permeiam a evolução histórica dos Direitos Humanos. Com lastro num método de pesquisa exploratório, composto por revisão bibliográfica e pela análise documental, buscou-se apresentar como a Educação sobre Direitos Humanos pode viabilizar a contextualização das complexidades que abarcam as questões de gênero no âmbito da escola. A perspectiva da EDH relacionada com o pensamento interseccionista emerge, assim, como um modo transdisciplinar de entender a identidade múltipla e interativa das discriminações que envolvem os seres humanos e dos dilemas inerentes à uma sociedade permeada pela diversidade e que tem no gênero um de seus principais expoentes.