As dificuldades e problemas que afetam o sistema de ensino em geral e particularmente o ensino de Física não são recentes e têm sido diagnosticados há muitos anos, levando diferentes grupos de estudiosos e pesquisadores a refletirem sobre suas causas e consequências. O principal objetivo das atividades experimentais deve ser levar os alunos a pensar, debater, justificar e organizar as suas ideias e aplicar seus conhecimentos em situações novas encontradas em seu cotidiano torna-lo capaz de fazer a relação da pratica com a teoria. Nessa perspectiva esse trabalho buscou identificar se a realização de atividades experimentais como uma metodologia facilitadora do processo de ensino e aprendizagem de física é aceita por parte dos professores, pois a utilização de experimentos em sala de aula é uma boa metodologia, possibilitando aos alunos momentos únicos de contato prático com a matéria que está sendo lecionada. A presente pesquisa foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Benjamim Maranhão do município de Araruna-PB com professores que lecionam a componente curricular física no ensino médio, totalizando três professores que participaram da atividade e da pesquisa realizada referente a experimentação no ensino de física. Aplicamos um questionário contendo oito questões com os professores para entender qual e as metodologias utilizadas por eles na execução de suas aulas de física, buscando identificar se esses professores utilizam atividades experimentais em suas aulas. Os experimentos tornam os alunos atuantes, construtores de seu conhecimento, estimulando o interesse e a participação nas aulas.