Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUANTO “PESA” A MOCHILA ESCOLAR?

Palavra-chaves: MODELAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, FRAÇÕES Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49213
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4598
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUANTO “PESA” A MOCHILA ESCOLAR?"
    "resumo" => "Pesquisa descritiva sobre a da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental, em uma escola da rede particular de ensino do município de Água Branca - PI. A atividade proposta foi desenvolvida em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental com o tema: Uma atividade de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: Quanto “pesa” a mochila escolar? em que esse tema foi problematizado e desenvolvido através do conteúdo matemático de Frações. O objetivo geral da pesquisa foi o de apresentar o conteúdo de frações usando a modelagem matemática bem como conscientizar os alunos acerca dos riscos para saúde que o excesso de peso carregado na mochila pode ocasionar. O uso da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental representa um grande desafio para os professores, assim como a incorporação de tecnologias diferentes em sala de aula. Apresentamos a Modelagem Matemática com alternativa para o ensino e aprendizagem e uma atividade de modelagem em sala de aula, que foi a relação entre o “peso” da mochila escolar que os alunos carregam diariamente pra escola e a relação desse “peso” com a massa corporal de cada um. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, entre as disciplinas de Ciências e Matemática. Buscamos dar um significado real para os conteúdos em questão, reafirmando as dificuldades encontradas pelo professor de Matemática em inserir novas metodologias, mas acreditando que a Modelagem Matemática pode surgir como metodologia de ensino capaz de motivar tanto o aluno quanto o professor a aprender e ensinar Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, FRAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID73_17092018232210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN SUELY SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KAREN"
    "autor_email" => "karen_suely@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49213
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4598
    "inscrito_id" => 73
    "titulo" => "UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUANTO “PESA” A MOCHILA ESCOLAR?"
    "resumo" => "Pesquisa descritiva sobre a da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental, em uma escola da rede particular de ensino do município de Água Branca - PI. A atividade proposta foi desenvolvida em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental com o tema: Uma atividade de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: Quanto “pesa” a mochila escolar? em que esse tema foi problematizado e desenvolvido através do conteúdo matemático de Frações. O objetivo geral da pesquisa foi o de apresentar o conteúdo de frações usando a modelagem matemática bem como conscientizar os alunos acerca dos riscos para saúde que o excesso de peso carregado na mochila pode ocasionar. O uso da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental representa um grande desafio para os professores, assim como a incorporação de tecnologias diferentes em sala de aula. Apresentamos a Modelagem Matemática com alternativa para o ensino e aprendizagem e uma atividade de modelagem em sala de aula, que foi a relação entre o “peso” da mochila escolar que os alunos carregam diariamente pra escola e a relação desse “peso” com a massa corporal de cada um. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, entre as disciplinas de Ciências e Matemática. Buscamos dar um significado real para os conteúdos em questão, reafirmando as dificuldades encontradas pelo professor de Matemática em inserir novas metodologias, mas acreditando que a Modelagem Matemática pode surgir como metodologia de ensino capaz de motivar tanto o aluno quanto o professor a aprender e ensinar Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "MODELAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, FRAÇÕES"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID73_17092018232210.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:35"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KAREN SUELY SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "KAREN"
    "autor_email" => "karen_suely@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Pesquisa descritiva sobre a da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental, em uma escola da rede particular de ensino do município de Água Branca - PI. A atividade proposta foi desenvolvida em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental com o tema: Uma atividade de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: Quanto “pesa” a mochila escolar? em que esse tema foi problematizado e desenvolvido através do conteúdo matemático de Frações. O objetivo geral da pesquisa foi o de apresentar o conteúdo de frações usando a modelagem matemática bem como conscientizar os alunos acerca dos riscos para saúde que o excesso de peso carregado na mochila pode ocasionar. O uso da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental representa um grande desafio para os professores, assim como a incorporação de tecnologias diferentes em sala de aula. Apresentamos a Modelagem Matemática com alternativa para o ensino e aprendizagem e uma atividade de modelagem em sala de aula, que foi a relação entre o “peso” da mochila escolar que os alunos carregam diariamente pra escola e a relação desse “peso” com a massa corporal de cada um. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, entre as disciplinas de Ciências e Matemática. Buscamos dar um significado real para os conteúdos em questão, reafirmando as dificuldades encontradas pelo professor de Matemática em inserir novas metodologias, mas acreditando que a Modelagem Matemática pode surgir como metodologia de ensino capaz de motivar tanto o aluno quanto o professor a aprender e ensinar Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.