Pesquisa descritiva sobre a da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental, em uma escola da rede particular de ensino do município de Água Branca - PI. A atividade proposta foi desenvolvida em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental com o tema: Uma atividade de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: Quanto “pesa” a mochila escolar? em que esse tema foi problematizado e desenvolvido através do conteúdo matemático de Frações. O objetivo geral da pesquisa foi o de apresentar o conteúdo de frações usando a modelagem matemática bem como conscientizar os alunos acerca dos riscos para saúde que o excesso de peso carregado na mochila pode ocasionar. O uso da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental representa um grande desafio para os professores, assim como a incorporação de tecnologias diferentes em sala de aula. Apresentamos a Modelagem Matemática com alternativa para o ensino e aprendizagem e uma atividade de modelagem em sala de aula, que foi a relação entre o “peso” da mochila escolar que os alunos carregam diariamente pra escola e a relação desse “peso” com a massa corporal de cada um. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, entre as disciplinas de Ciências e Matemática. Buscamos dar um significado real para os conteúdos em questão, reafirmando as dificuldades encontradas pelo professor de Matemática em inserir novas metodologias, mas acreditando que a Modelagem Matemática pode surgir como metodologia de ensino capaz de motivar tanto o aluno quanto o professor a aprender e ensinar Matemática.