UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUANTO “PESA” A MOCHILA ESCOLAR?
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 49213 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4598 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUANTO “PESA” A MOCHILA ESCOLAR?" "resumo" => "Pesquisa descritiva sobre a da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental, em uma escola da rede particular de ensino do município de Água Branca - PI. A atividade proposta foi desenvolvida em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental com o tema: Uma atividade de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: Quanto “pesa” a mochila escolar? em que esse tema foi problematizado e desenvolvido através do conteúdo matemático de Frações. O objetivo geral da pesquisa foi o de apresentar o conteúdo de frações usando a modelagem matemática bem como conscientizar os alunos acerca dos riscos para saúde que o excesso de peso carregado na mochila pode ocasionar. O uso da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental representa um grande desafio para os professores, assim como a incorporação de tecnologias diferentes em sala de aula. Apresentamos a Modelagem Matemática com alternativa para o ensino e aprendizagem e uma atividade de modelagem em sala de aula, que foi a relação entre o “peso” da mochila escolar que os alunos carregam diariamente pra escola e a relação desse “peso” com a massa corporal de cada um. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, entre as disciplinas de Ciências e Matemática. Buscamos dar um significado real para os conteúdos em questão, reafirmando as dificuldades encontradas pelo professor de Matemática em inserir novas metodologias, mas acreditando que a Modelagem Matemática pode surgir como metodologia de ensino capaz de motivar tanto o aluno quanto o professor a aprender e ensinar Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, FRAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID73_17092018232210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN SUELY SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAREN" "autor_email" => "karen_suely@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 49213 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 4598 "inscrito_id" => 73 "titulo" => "UMA ATIVIDADE DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: QUANTO “PESA” A MOCHILA ESCOLAR?" "resumo" => "Pesquisa descritiva sobre a da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental, em uma escola da rede particular de ensino do município de Água Branca - PI. A atividade proposta foi desenvolvida em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental com o tema: Uma atividade de Modelagem Matemática no Ensino Fundamental: Quanto “pesa” a mochila escolar? em que esse tema foi problematizado e desenvolvido através do conteúdo matemático de Frações. O objetivo geral da pesquisa foi o de apresentar o conteúdo de frações usando a modelagem matemática bem como conscientizar os alunos acerca dos riscos para saúde que o excesso de peso carregado na mochila pode ocasionar. O uso da Modelagem Matemática no Ensino Fundamental representa um grande desafio para os professores, assim como a incorporação de tecnologias diferentes em sala de aula. Apresentamos a Modelagem Matemática com alternativa para o ensino e aprendizagem e uma atividade de modelagem em sala de aula, que foi a relação entre o “peso” da mochila escolar que os alunos carregam diariamente pra escola e a relação desse “peso” com a massa corporal de cada um. Trata-se de um trabalho interdisciplinar, entre as disciplinas de Ciências e Matemática. Buscamos dar um significado real para os conteúdos em questão, reafirmando as dificuldades encontradas pelo professor de Matemática em inserir novas metodologias, mas acreditando que a Modelagem Matemática pode surgir como metodologia de ensino capaz de motivar tanto o aluno quanto o professor a aprender e ensinar Matemática." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática" "palavra_chave" => "MODELAGEM, ENSINO FUNDAMENTAL, FRAÇÕES" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID73_17092018232210.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:35" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01" "ativo" => 1 "autor_nome" => "KAREN SUELY SOUSA" "autor_nome_curto" => "KAREN" "autor_email" => "karen_suely@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }