O presente artigo versará sobre práticas docentes que têm o potencial de construir, juntamente com o estudante, formas de capacitação profissional mais alinhadas com as demandas sociais atuais. O destaque será dado a uma prática em especial, a solução de desafios práticos, realizada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Campus Simões Filho, no ano letivo de 2017. Para tanto, foram feitas leituras dos textos oficiais, tais como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Profissional Técnica de Nível Médio (1998) e a Base Nacional Comum Curricular (2017), além de autores que discutissem uma educação mais condizente com as revoluções tecnológicas recentes e novas formas de educar (Martha Gabriel, Jeff Sutherland, Luis Ribeiro e William Bender). Em concomitância com essas pesquisas, foram colocadas em ação sequências didáticas com as turmas do 3º ano do Ensino Médio integrado ao Técnico em Mecânica Industrial, Metalurgia, Petróleo e Gás Natural e Eletromecânica que promovessem, ao mesmo tempo, motivação e preparação para a execução das atividades profissionais posteriores. Com isso, observou-se que apesar de ainda estarem muito adaptados a uma lógica mais passiva, em que o professor quase que apenas faz aulas expositivas e aplica provas; eles, aos poucos, foram se motivando a articular o conhecimento específico das disciplinas à resolução de desafios práticos. Ademais, foram sendo desenvolvidas, paulatinamente, competências e habilidades que o permitiram saber trabalhar em equipe, serem autônomos, mais criativos e agentes transformadores na sociedade.