Durante séculos os povos indígenas brasileiros viveram como uma população ‘invisível’ em seu próprio país. Atualmente, contudo, num contexto de muitas lutas para reconhecimento de suas identidades, eles começam, finalmente, a ter visibilidade. Somos, então, inquietados sobre como os indígenas são vistos na escola de Ensino Básico, particularmente como eles são retratados nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio. Temos questionado se os livros mostram os indígenas envoltos em ‘batalhas’ a fim de que possam ocupar espaços em nossa sociedade, e se estão priorizando, na abordagem da cultura indígena, um discurso em consonância com o debate pelo respeito às diversidades. Nesse sentido analisaremos os livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio aprovados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) nas edições de 2012, 2015 e 2018. Em nossa pesquisa investigaremos se os livros exploram textos sobre a cultura indígena, com elementos linguísticos ou imagéticos, de forma a retratar a árdua trajetória dos povos indígenas por reconhecimento, que perdura desde a colonização.