Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM DA CULTURA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD 2012, 2015 E 2018

Palavra-chaves: GRUPOS INDÍGENAS, LIVROS DIDÁTICOS, SOCIOLOGIA Pôster (PO) GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46208
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3007
    "inscrito_id" => 10022
    "titulo" => "ABORDAGEM DA CULTURA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD 2012, 2015 E 2018"
    "resumo" => "Durante séculos os povos indígenas brasileiros viveram como uma população ‘invisível’ em seu próprio país.  Atualmente, contudo, num contexto de muitas lutas para reconhecimento de suas identidades, eles começam, finalmente, a ter visibilidade. Somos, então, inquietados sobre como os indígenas são vistos na escola de Ensino Básico, particularmente como eles são retratados nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio. Temos questionado se os livros mostram os indígenas envoltos em ‘batalhas’ a fim de que possam ocupar espaços em nossa sociedade, e se estão priorizando, na abordagem da cultura indígena, um discurso em consonância com o debate pelo respeito às diversidades. Nesse sentido analisaremos os livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio aprovados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) nas edições de 2012, 2015 e 2018. Em nossa pesquisa investigaremos se os livros exploram textos sobre a cultura indígena, com elementos linguísticos ou imagéticos, de forma a retratar a árdua trajetória dos povos indígenas por reconhecimento, que perdura desde a colonização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "GRUPOS INDÍGENAS, LIVROS DIDÁTICOS, SOCIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID10022_10092018214142.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ SEVERINO DA COSTA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ FILHO"
    "autor_email" => "luizhisttito@bol.com.br"
    "autor_ies" => "FUNDAJ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46208
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3007
    "inscrito_id" => 10022
    "titulo" => "ABORDAGEM DA CULTURA INDÍGENA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE SOCIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO APROVADOS PELO PNLD 2012, 2015 E 2018"
    "resumo" => "Durante séculos os povos indígenas brasileiros viveram como uma população ‘invisível’ em seu próprio país.  Atualmente, contudo, num contexto de muitas lutas para reconhecimento de suas identidades, eles começam, finalmente, a ter visibilidade. Somos, então, inquietados sobre como os indígenas são vistos na escola de Ensino Básico, particularmente como eles são retratados nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio. Temos questionado se os livros mostram os indígenas envoltos em ‘batalhas’ a fim de que possam ocupar espaços em nossa sociedade, e se estão priorizando, na abordagem da cultura indígena, um discurso em consonância com o debate pelo respeito às diversidades. Nesse sentido analisaremos os livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio aprovados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) nas edições de 2012, 2015 e 2018. Em nossa pesquisa investigaremos se os livros exploram textos sobre a cultura indígena, com elementos linguísticos ou imagéticos, de forma a retratar a árdua trajetória dos povos indígenas por reconhecimento, que perdura desde a colonização."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 06. Educação, História e Ensino da Cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena"
    "palavra_chave" => "GRUPOS INDÍGENAS, LIVROS DIDÁTICOS, SOCIOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA6_ID10022_10092018214142.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:30"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUIZ SEVERINO DA COSTA FILHO"
    "autor_nome_curto" => "LUIZ FILHO"
    "autor_email" => "luizhisttito@bol.com.br"
    "autor_ies" => "FUNDAJ "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Durante séculos os povos indígenas brasileiros viveram como uma população ‘invisível’ em seu próprio país. Atualmente, contudo, num contexto de muitas lutas para reconhecimento de suas identidades, eles começam, finalmente, a ter visibilidade. Somos, então, inquietados sobre como os indígenas são vistos na escola de Ensino Básico, particularmente como eles são retratados nos livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio. Temos questionado se os livros mostram os indígenas envoltos em ‘batalhas’ a fim de que possam ocupar espaços em nossa sociedade, e se estão priorizando, na abordagem da cultura indígena, um discurso em consonância com o debate pelo respeito às diversidades. Nesse sentido analisaremos os livros didáticos de Sociologia do Ensino Médio aprovados pelo PNLD (Programa Nacional do Livro Didático) nas edições de 2012, 2015 e 2018. Em nossa pesquisa investigaremos se os livros exploram textos sobre a cultura indígena, com elementos linguísticos ou imagéticos, de forma a retratar a árdua trajetória dos povos indígenas por reconhecimento, que perdura desde a colonização.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.