Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APRENDENDO LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO NO ENSINO MÉDIO COM A FERRAMENTA SCRATCH

Palavra-chaves: PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES, PRÁTICA, APRENDIZAGEM, JOVENS Comunicação Oral (CO) GT 19. Tecnologias e Educação
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Compreender programação se caracteriza como uma estratégia interessante frente aos recursos de Tecnologia da Informação e Comunicação que dispomos atualmente. Em alguns países, desde as turmas infantis, as escolas apresentam os princípios de Lógica de Programação e construção de Algoritmos como forma de proporcionar aos aprendizes novas formas de resolução de problemas, de criação de estratégias e superação de limites. Nesse sentido, este projeto, buscou a partir de aulas ministradas em uma turma de Ensino Médio em um Curso Técnico Integrado em Informática de uma Escola Estadual da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Norte, proporcionar aos alunos a prática dos conhecimentos sobre Lógica de Programação e construção de Algoritmos aprendidos, desenvolvendo animações e jogos a partir da ferramenta Scratch. A análise dos resultados obtidos a partir desta experiência é descrita, como forma de estimular essas práticas em outras instituições educacionais do país.

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