Este artigo foi concebido, seguindo a metodologia de pesquisa documental, acerca do Currículo do PROEJA, no tocante à disciplina de Língua Portuguesa, para o Ensino Médio, formulado pelo MEC/SEE/SECADI. No intento, de delinear concepções sobre os estudos de língua materna brasileira, adotadas enquanto parâmetros de aprendizagem, em Institutos Federais de Educação do Brasil – IF’S, conforme a legislação que instituiu o PROEJA. Vale ressaltar, até que ponto, há relevância no discurso étnico centrado e suas relações com a perspectiva afrodescendente para uma formação humana, cidadã e inclusiva na ótica de formação supramencionada para o Brasil? A fundamentação teórica para a análise dos dados, correspondeu à concepção de Luiz Althusser: Aparelhos Ideológicos do/de Estado, mediante a epistemologia do Materialismo Histórico Dialético. Este estudo assinalou as implicações cerceadoras quando da não obediência do Estado brasileiro à introdução dos estudos afrocentrados no currículo brasileiro em face das modificações à LDB. O que obstrui o desenvolvimento de ações docentes em atenção às contribuições dos povos afrodescendentes para a construção da identidade nacional brasileira.