O presente trabalho refere-se à parte da dissertação de Mestrado em Educação do Programa de Pós-Graduação da UEPG com o tema: O projeto Republicano para a Educação no Paraná e o ingresso da primeira normalista na Escola Normal de Curitiba. O objetivo geral foi analisar a ideologia do Estado e a formação e a atuação da primeira normalista. Deste objetivo geral decorreram outros objetivos específicos, os quais foram: estudar Júlia Wanderley como um sujeito histórico, bem como a sua formação e atuação profissional; evidenciar o contexto em que estava imersa. Buscou-se compreender o projeto educacional do Estado para o Paraná. Para responder estas questões foram elencadas as seguintes categorias de trabalho: Ideologia, Educação e Educação. O período histórico delimitado para esta pesquisa foi de 1874 a 1918, período este rico historicamente, transição da mão de obra escrava para a assalariada, fim do Império e início da República. O estudo foi estruturado e organizado a partir dos pressupostos teóricos do materialismo histórico dialético, pois, para se compreender o projeto republicano para a educação no Paraná, foi imprescindível investigar as relações com o contexto histórico, econômico, político e social. A pesquisa teve caráter documental e bibliográfico, os procedimentos metodológicos utilizados foram: o levantamento de fontes documentais, jornais de época, revista periódica e relatórios do governo, localizados na Biblioteca Pública do Paraná, Casa da Memória, Museu Paraense e Arquivo Público.