SILVA, Adriel Mancilha Da. Os jogos digitais no processo de aprendizagem. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48479>. Acesso em: 22/11/2024 06:20
Esta pesquisa tem como objetivo apresentar os estudos desenvolvidos para um aplicativo educacional, voltado para crianças num faixa de idade entre 6 e 7 anos, que estejam cursando o 1º ano do ensino fundamental. O aplicativo trabalha com conteúdos dados em sala de aula, dentre eles, vocabulário, interpretação de texto e leitura. Para isso, foram organizadas fases em que as crianças vão organizar letras, sílabas, para formar palavras e paralelamente responder a charadas, com o objetivo de ajudar um personagem a libertar animais e derrotar o vilão. Além disso, o aplicativo conta com uma biblioteca repleta de parábolas e histórias. Utilizando este novo método de ensino que vem crescendo num ritmo acelerado, trabalhamos no desenvolvimento e na melhoria de um protótipo com base em conceitos de letramento, letramento digital e gamificação baseado em Valentini (2013), Coscarelli (2010), Deterding (2011), Bunchball INC. (2010), Webb (2013). Também realizamos pesquisas, e análise com algumas crianças que já utilizaram o aplicativo desenvolvido, para melhorar alguns setores do aplicativo e inserir no mercado tecnológico um aplicativo que seja divertido e ao mesmo tempo eficiente no processo de aprendizagem.