GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: REALIZAÇÕES SOCIOCULTURAIS
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 47529 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2793 "inscrito_id" => 2679 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: REALIZAÇÕES SOCIOCULTURAIS" "resumo" => """ Esse artigo objetiva tecer algumas considerações a respeito dos gêneros textuais/discursivos,\r\n destacando sua relevância para o ensino da leitura em sala, bem como apresentar uma sequência de\r\n atividades de leitura e produção textual com o gênero conto, voltada para uma turma de 9º ano do\r\n Ensino Fundamental e pautada nas concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além destes\r\n autores, que norteiam o trabalho com a sequência didática, nosso aporte teórico se fundamenta em\r\n estudos dos gêneros textuais/discursivos realizados por Rojo (2005), Bakhtin (2006), Marcuschi\r\n (2008) e Passarelli (2012), entre outros, que orientam as etapas de ensino e correção na produção de\r\n textos. A metodologia utilizada assenta-se numa pesquisa-ação, de natureza qualitativa e caráter\r\n descritivo/interpretativo. Assim, esperamos alcançar resultados significativos, os quais demonstrem\r\n que a aplicação da sequência de atividades com o gênero conto ultrapassa os limites da sala de aula.\r\n \r\n Palavras-chave: Ensino, Leitura, Gênero Conto, Sequência Didática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO, LEITURA, GÊNERO CONTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID2679_10092018172911.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉLIA PONTES NOGUEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉLIA" "autor_email" => "joselia.pontes@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 47529 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2793 "inscrito_id" => 2679 "titulo" => "GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: REALIZAÇÕES SOCIOCULTURAIS" "resumo" => """ Esse artigo objetiva tecer algumas considerações a respeito dos gêneros textuais/discursivos,\r\n destacando sua relevância para o ensino da leitura em sala, bem como apresentar uma sequência de\r\n atividades de leitura e produção textual com o gênero conto, voltada para uma turma de 9º ano do\r\n Ensino Fundamental e pautada nas concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além destes\r\n autores, que norteiam o trabalho com a sequência didática, nosso aporte teórico se fundamenta em\r\n estudos dos gêneros textuais/discursivos realizados por Rojo (2005), Bakhtin (2006), Marcuschi\r\n (2008) e Passarelli (2012), entre outros, que orientam as etapas de ensino e correção na produção de\r\n textos. A metodologia utilizada assenta-se numa pesquisa-ação, de natureza qualitativa e caráter\r\n descritivo/interpretativo. Assim, esperamos alcançar resultados significativos, os quais demonstrem\r\n que a aplicação da sequência de atividades com o gênero conto ultrapassa os limites da sala de aula.\r\n \r\n Palavras-chave: Ensino, Leitura, Gênero Conto, Sequência Didática. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "ENSINO, LEITURA, GÊNERO CONTO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID2679_10092018172911.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:31" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JOSÉLIA PONTES NOGUEIRA SILVA" "autor_nome_curto" => "JOSÉLIA" "autor_email" => "joselia.pontes@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }