Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

GÊNEROS TEXTUAIS/DISCURSIVOS: REALIZAÇÕES SOCIOCULTURAIS

Palavra-chaves: ENSINO, LEITURA, GÊNERO CONTO Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Esse artigo objetiva tecer algumas considerações a respeito dos gêneros textuais/discursivos, destacando sua relevância para o ensino da leitura em sala, bem como apresentar uma sequência de atividades de leitura e produção textual com o gênero conto, voltada para uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental e pautada nas concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além destes autores, que norteiam o trabalho com a sequência didática, nosso aporte teórico se fundamenta em estudos dos gêneros textuais/discursivos realizados por Rojo (2005), Bakhtin (2006), Marcuschi (2008) e Passarelli (2012), entre outros, que orientam as etapas de ensino e correção na produção de textos. A metodologia utilizada assenta-se numa pesquisa-ação, de natureza qualitativa e caráter descritivo/interpretativo. Assim, esperamos alcançar resultados significativos, os quais demonstrem que a aplicação da sequência de atividades com o gênero conto ultrapassa os limites da sala de aula. Palavras-chave: Ensino, Leitura, Gênero Conto, Sequência Didática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.