Esse artigo objetiva tecer algumas considerações a respeito dos gêneros textuais/discursivos,
destacando sua relevância para o ensino da leitura em sala, bem como apresentar uma sequência de
atividades de leitura e produção textual com o gênero conto, voltada para uma turma de 9º ano do
Ensino Fundamental e pautada nas concepções de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Além destes
autores, que norteiam o trabalho com a sequência didática, nosso aporte teórico se fundamenta em
estudos dos gêneros textuais/discursivos realizados por Rojo (2005), Bakhtin (2006), Marcuschi
(2008) e Passarelli (2012), entre outros, que orientam as etapas de ensino e correção na produção de
textos. A metodologia utilizada assenta-se numa pesquisa-ação, de natureza qualitativa e caráter
descritivo/interpretativo. Assim, esperamos alcançar resultados significativos, os quais demonstrem
que a aplicação da sequência de atividades com o gênero conto ultrapassa os limites da sala de aula.
Palavras-chave: Ensino, Leitura, Gênero Conto, Sequência Didática.