Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS

Palavra-chaves: LIVRO DIDÁTICO, ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 45538
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram analisados os volumes destinados ao período da Alfabetização Matemática, especificamente, os capítulos de Geometria. O intuito da análise foi verificar como a coleção utiliza as atividades para apresentar os conteúdos de Geometria e se a proposta de trabalho está coerente com as orientações da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que na coleção há uma preocupação significativa em propor atividades contextualizadas, porém o uso de atividades associadas ao reconhecimento de conceitos importantes da Geometria é insuficiente nos volumes, apesar da Geometria está presente em todos os livros analisados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID466_07082018092739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda_mat123@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 45538
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 494
    "inscrito_id" => 466
    "titulo" => "A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E A GEOMETRIA: UMA ANÁLISE DE LIVROS DIDÁTICOS"
    "resumo" => "Este artigo apresenta uma análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram analisados os volumes destinados ao período da Alfabetização Matemática, especificamente, os capítulos de Geometria. O intuito da análise foi verificar como a coleção utiliza as atividades para apresentar os conteúdos de Geometria e se a proposta de trabalho está coerente com as orientações da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que na coleção há uma preocupação significativa em propor atividades contextualizadas, porém o uso de atividades associadas ao reconhecimento de conceitos importantes da Geometria é insuficiente nos volumes, apesar da Geometria está presente em todos os livros analisados."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDÁTICO, ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, GEOMETRIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID466_07082018092739.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:29"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:51"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA BARBOSA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "AMANDA"
    "autor_email" => "amanda_mat123@hotmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo apresenta uma análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram analisados os volumes destinados ao período da Alfabetização Matemática, especificamente, os capítulos de Geometria. O intuito da análise foi verificar como a coleção utiliza as atividades para apresentar os conteúdos de Geometria e se a proposta de trabalho está coerente com as orientações da Base Nacional Comum Curricular. Os resultados indicam que na coleção há uma preocupação significativa em propor atividades contextualizadas, porém o uso de atividades associadas ao reconhecimento de conceitos importantes da Geometria é insuficiente nos volumes, apesar da Geometria está presente em todos os livros analisados.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.