O presente artigo apresenta o tema: um olhar psicopedagógico sobre as dificuldades de aprendizagem no contexto escolar, tendo como objetivo investigar na instituição as principais dificuldades de aprendizagem encontradas e como são trabalhadas, sendo desenvolvido a partir de uma pesquisa de campo, por meio de um questionário semiestruturado. A pesquisa expõe pontos referentes às dificuldades de aprendizagem, identificadas por professores da rede municipal de ensino, em uma escola da cidade de João Pessoa-PB. O estudo trouxe respostas satisfatórias para o questionamento a respeito das dificuldades de aprendizagem, principalmente, em relação à necessária interação entre a família e a escola para o atendimento às necessidades específicas dos alunos que possuem alguma dificuldade de aprendizagem. Há necessidade de reflexão para se conhecer e diferenciar os tipos de dificuldades de aprendizagem de modo a proporcionar condições favoráveis para o progresso escolar dos alunos. Partindo desse pressuposto, foi feita uma discussão sobre o tema, abordando a importância da aliança entre família e escola através de um olhar psicopedagógico.