O presente trabalho analisa as redes sociais virtuais e sua inferência na educação participativa no contexto da escola contemporânea. A matéria pondera os conceitos de redes sociais virtuais e cultura participativa relacionando-os com a proposta de educação participativa e o cenário de uso das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDICS), mais especificamente dos smartphones, por discentes na sala de aula. A tríade constituída pelas redes sociais virtuais, a educação participativa e a escola foi analisada limitando à área social da ciência, utilizando como forma o método hipotético-dedutivo, de natureza qualitativa. Ademais de averiguar as redes sociais virtuais na contemporaneidade, o objetivo desta pesquisa é ainda propor estratégias pedagógicas diversas das tradicionais que o docente possa utilizar em sala de aula, além de expor as redes sociais virtuais como ferramenta de ensino e ambiente de interação, construção de conteúdo e aprendizagem. Para consolidar esse estudo foram pesquisadas bibliografias de estudiosos como Paulo Freire, Henry Jenkins, José Manuel Moran, André Telles entre outros. Os resultados iniciais sugerem que o advento das novas TDICS demandaram inovações em diferentes aspectos sociais, inclusive na educação, posto que o design dos espaços convencionais de aprendizagem está se tornando obsoleto, o que causa dispersão nos alunos e os conduz às atrativas e variadas possibilidades do smartphone.