Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O POEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: TEXTO POÉTICO, MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ENSINO, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
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      Educação Especial Integrada Geny Ferreira. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a\r\n
      dez oficinas, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens, tais como: leitura, música, dança teatro\r\n
      em prol de uma polifonia de sentidos, estabelecida pela participação direta do aluno na construção das\r\n
      formas de expressar os conteúdos poéticos. Essa necessidade surgiu a partir do desejo de investir na\r\n
      sensibilização poética, bem como despertar no aluno o entendimento da linguagem como percepção e\r\n
      tradução de mundo. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que forma o poema\r\n
      pode, através de sua associação com outras linguagens, despertar o gosto pela leitura? É possível\r\n
      motivar o aluno a utilizar suas experiências de mundo para interagir com o texto poético de forma\r\n
      lúdica? Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes teóricos Cadermatori (2009),\r\n
      Pétit (2009) Alves (2018), Candido (2011) dentre outros. Enfim, a referida pesquisa mostra que é\r\n
      possível trabalhar o poema de forma lúdica e dinâmica de modo a despertar não só o interesse dos\r\n
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Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: Esse trabalho analisa as possibilidades de fruição do texto poético a partir de uma experiência de leitura vivenciada com esse gênero no 7° ano do Ensino Fundamental II, no Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a dez oficinas, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens, tais como: leitura, música, dança teatro em prol de uma polifonia de sentidos, estabelecida pela participação direta do aluno na construção das formas de expressar os conteúdos poéticos. Essa necessidade surgiu a partir do desejo de investir na sensibilização poética, bem como despertar no aluno o entendimento da linguagem como percepção e tradução de mundo. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que forma o poema pode, através de sua associação com outras linguagens, despertar o gosto pela leitura? É possível motivar o aluno a utilizar suas experiências de mundo para interagir com o texto poético de forma lúdica? Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes teóricos Cadermatori (2009), Pétit (2009) Alves (2018), Candido (2011) dentre outros. Enfim, a referida pesquisa mostra que é possível trabalhar o poema de forma lúdica e dinâmica de modo a despertar não só o interesse dos alunos pela leitura, mas também, oportunizar a interação entre seu universo de experiências e os conteúdos lidos em sala de aula.

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