Resumo: Esse trabalho analisa as possibilidades de fruição do texto poético a partir de uma
experiência de leitura vivenciada com esse gênero no 7° ano do Ensino Fundamental II, no Centro de
Educação Especial Integrada Geny Ferreira. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a
dez oficinas, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens, tais como: leitura, música, dança teatro
em prol de uma polifonia de sentidos, estabelecida pela participação direta do aluno na construção das
formas de expressar os conteúdos poéticos. Essa necessidade surgiu a partir do desejo de investir na
sensibilização poética, bem como despertar no aluno o entendimento da linguagem como percepção e
tradução de mundo. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que forma o poema
pode, através de sua associação com outras linguagens, despertar o gosto pela leitura? É possível
motivar o aluno a utilizar suas experiências de mundo para interagir com o texto poético de forma
lúdica? Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes teóricos Cadermatori (2009),
Pétit (2009) Alves (2018), Candido (2011) dentre outros. Enfim, a referida pesquisa mostra que é
possível trabalhar o poema de forma lúdica e dinâmica de modo a despertar não só o interesse dos
alunos pela leitura, mas também, oportunizar a interação entre seu universo de experiências e os
conteúdos lidos em sala de aula.