O POEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 48217 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2987 "inscrito_id" => 10679 "titulo" => "O POEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => """ Resumo: Esse trabalho analisa as possibilidades de fruição do texto poético a partir de uma\r\n experiência de leitura vivenciada com esse gênero no 7° ano do Ensino Fundamental II, no Centro de\r\n Educação Especial Integrada Geny Ferreira. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a\r\n dez oficinas, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens, tais como: leitura, música, dança teatro\r\n em prol de uma polifonia de sentidos, estabelecida pela participação direta do aluno na construção das\r\n formas de expressar os conteúdos poéticos. Essa necessidade surgiu a partir do desejo de investir na\r\n sensibilização poética, bem como despertar no aluno o entendimento da linguagem como percepção e\r\n tradução de mundo. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que forma o poema\r\n pode, através de sua associação com outras linguagens, despertar o gosto pela leitura? É possível\r\n motivar o aluno a utilizar suas experiências de mundo para interagir com o texto poético de forma\r\n lúdica? Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes teóricos Cadermatori (2009),\r\n Pétit (2009) Alves (2018), Candido (2011) dentre outros. Enfim, a referida pesquisa mostra que é\r\n possível trabalhar o poema de forma lúdica e dinâmica de modo a despertar não só o interesse dos\r\n alunos pela leitura, mas também, oportunizar a interação entre seu universo de experiências e os\r\n conteúdos lidos em sala de aula. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TEXTO POÉTICO, MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ENSINO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID10679_10092018211058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "luana_abrantes@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 48217 "edicao_id" => 101 "trabalho_id" => 2987 "inscrito_id" => 10679 "titulo" => "O POEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES" "resumo" => """ Resumo: Esse trabalho analisa as possibilidades de fruição do texto poético a partir de uma\r\n experiência de leitura vivenciada com esse gênero no 7° ano do Ensino Fundamental II, no Centro de\r\n Educação Especial Integrada Geny Ferreira. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a\r\n dez oficinas, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens, tais como: leitura, música, dança teatro\r\n em prol de uma polifonia de sentidos, estabelecida pela participação direta do aluno na construção das\r\n formas de expressar os conteúdos poéticos. Essa necessidade surgiu a partir do desejo de investir na\r\n sensibilização poética, bem como despertar no aluno o entendimento da linguagem como percepção e\r\n tradução de mundo. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que forma o poema\r\n pode, através de sua associação com outras linguagens, despertar o gosto pela leitura? É possível\r\n motivar o aluno a utilizar suas experiências de mundo para interagir com o texto poético de forma\r\n lúdica? Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes teóricos Cadermatori (2009),\r\n Pétit (2009) Alves (2018), Candido (2011) dentre outros. Enfim, a referida pesquisa mostra que é\r\n possível trabalhar o poema de forma lúdica e dinâmica de modo a despertar não só o interesse dos\r\n alunos pela leitura, mas também, oportunizar a interação entre seu universo de experiências e os\r\n conteúdos lidos em sala de aula. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "TEXTO POÉTICO, MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ENSINO, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID10679_10092018211058.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:32" "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "luana_abrantes@hotmail.co" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-v-conedu" "edicao_nome" => "Anais V CONEDU" "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2018 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018" "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg" "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }