Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O POEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Palavra-chaves: TEXTO POÉTICO, MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ENSINO, LEITURA Comunicação Oral (CO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00"
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1639
  +table: "artigo"
  +timestamps: false
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #connection: "mysql"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48217
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2987
    "inscrito_id" => 10679
    "titulo" => "O POEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => """
      Resumo: Esse trabalho analisa as possibilidades de fruição do texto poético a partir de uma\r\n
      experiência de leitura vivenciada com esse gênero no 7° ano do Ensino Fundamental II, no Centro de\r\n
      Educação Especial Integrada Geny Ferreira. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a\r\n
      dez oficinas, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens, tais como: leitura, música, dança teatro\r\n
      em prol de uma polifonia de sentidos, estabelecida pela participação direta do aluno na construção das\r\n
      formas de expressar os conteúdos poéticos. Essa necessidade surgiu a partir do desejo de investir na\r\n
      sensibilização poética, bem como despertar no aluno o entendimento da linguagem como percepção e\r\n
      tradução de mundo. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que forma o poema\r\n
      pode, através de sua associação com outras linguagens, despertar o gosto pela leitura? É possível\r\n
      motivar o aluno a utilizar suas experiências de mundo para interagir com o texto poético de forma\r\n
      lúdica? Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes teóricos Cadermatori (2009),\r\n
      Pétit (2009) Alves (2018), Candido (2011) dentre outros. Enfim, a referida pesquisa mostra que é\r\n
      possível trabalhar o poema de forma lúdica e dinâmica de modo a despertar não só o interesse dos\r\n
      alunos pela leitura, mas também, oportunizar a interação entre seu universo de experiências e os\r\n
      conteúdos lidos em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "TEXTO POÉTICO, MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ENSINO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID10679_10092018211058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "luana_abrantes@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48217
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2987
    "inscrito_id" => 10679
    "titulo" => "O POEMA NO ESPAÇO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES"
    "resumo" => """
      Resumo: Esse trabalho analisa as possibilidades de fruição do texto poético a partir de uma\r\n
      experiência de leitura vivenciada com esse gênero no 7° ano do Ensino Fundamental II, no Centro de\r\n
      Educação Especial Integrada Geny Ferreira. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a\r\n
      dez oficinas, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens, tais como: leitura, música, dança teatro\r\n
      em prol de uma polifonia de sentidos, estabelecida pela participação direta do aluno na construção das\r\n
      formas de expressar os conteúdos poéticos. Essa necessidade surgiu a partir do desejo de investir na\r\n
      sensibilização poética, bem como despertar no aluno o entendimento da linguagem como percepção e\r\n
      tradução de mundo. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que forma o poema\r\n
      pode, através de sua associação com outras linguagens, despertar o gosto pela leitura? É possível\r\n
      motivar o aluno a utilizar suas experiências de mundo para interagir com o texto poético de forma\r\n
      lúdica? Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes teóricos Cadermatori (2009),\r\n
      Pétit (2009) Alves (2018), Candido (2011) dentre outros. Enfim, a referida pesquisa mostra que é\r\n
      possível trabalhar o poema de forma lúdica e dinâmica de modo a despertar não só o interesse dos\r\n
      alunos pela leitura, mas também, oportunizar a interação entre seu universo de experiências e os\r\n
      conteúdos lidos em sala de aula.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "TEXTO POÉTICO, MÚLTIPLAS LINGUAGENS, ENSINO, LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA8_ID10679_10092018211058.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCA LUANA ROLIM ABRANTES"
    "autor_nome_curto" => "FRANCISCA"
    "autor_email" => "luana_abrantes@hotmail.co"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #classCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  #hidden: []
  #visible: []
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Resumo: Esse trabalho analisa as possibilidades de fruição do texto poético a partir de uma experiência de leitura vivenciada com esse gênero no 7° ano do Ensino Fundamental II, no Centro de Educação Especial Integrada Geny Ferreira. A metodologia proposta para este trabalho corresponde a dez oficinas, envolvendo o emprego das Múltiplas Linguagens, tais como: leitura, música, dança teatro em prol de uma polifonia de sentidos, estabelecida pela participação direta do aluno na construção das formas de expressar os conteúdos poéticos. Essa necessidade surgiu a partir do desejo de investir na sensibilização poética, bem como despertar no aluno o entendimento da linguagem como percepção e tradução de mundo. Os questionamentos que motivaram esse trabalho foram: De que forma o poema pode, através de sua associação com outras linguagens, despertar o gosto pela leitura? É possível motivar o aluno a utilizar suas experiências de mundo para interagir com o texto poético de forma lúdica? Como base teórica para esta pesquisa, utilizamos os seguintes teóricos Cadermatori (2009), Pétit (2009) Alves (2018), Candido (2011) dentre outros. Enfim, a referida pesquisa mostra que é possível trabalhar o poema de forma lúdica e dinâmica de modo a despertar não só o interesse dos alunos pela leitura, mas também, oportunizar a interação entre seu universo de experiências e os conteúdos lidos em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.