Os modos de viver da sociedade atual impõem que a escola desenvolva ações inovadoras, e que além da oferta do conhecimento acadêmico proporcione com legitimidade reflexões sobre temas contemporâneos para que os estudantes possam viver e conviver melhor no ambiente familiar e na vida em sociedade, e dentro deste contexto, a Educação Financeira encontra lugar de destaque. O presente artigo tem como objetivo apresentar os resultados da aplicação da Oficina Pedagógica: “A Educação Financeira nas Coleções Didáticas”, com Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental de 06 (seis) Escolas Municipais de União dos Palmares, Alagoas. A referida oficina propõe em seu desenvolvimento metodológico processo conjunto e dinâmico de ações entre os professores, tornando possível a identificação dos conteúdos, atividades e sugestões contidas no Manual do Professor das Coleções Didáticas utilizadas pelos mesmos, contribuindo para reflexões sobre a presença da Educação Financeira, considerando, especialmente, os Temas Números e Operações/Álgebra e Funções, e Grandezas e Medidas, resultando na construção de sequências didáticas, que serão desenvolvidas nas salas de aula em que atuam. Esse procedimento foi de grande relevância, pois teve como prioridade contribuir para implantar, implementar e fortalecer a Educação Financeira no ambiente escolar. A referida oficina é integrante do Produto Educacional “Orientações Didáticas para Professores dos Anos Iniciais – Educação Financeira: ampliando saberes no Ensino em Matemática” que foi apresentado como atividade obrigatória para a conclusão do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas- UFAL.