Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: ENSINO, FORMAÇÃO, PROFESSOR Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48183
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1761
    "inscrito_id" => 10073
    "titulo" => "O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "RESUMO: Este texto retoma e sintetiza algumas das ideias acerca da formação docente na universidade. Assim, tendo em vista as questões colocadas sobre a formação dos professores do ensino superior, torna-se necessário refletir sobre como se aprende a ser docente nesse nível de ensino. A reflexão, aqui proposta, aponta alguns elementos essenciais para a construção das competências necessárias e desejáveis para a atuação docente na universidade. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar como está sendo abordada no meio acadêmico a questão do papel da didática em instituições de ensino superior, concebida como o desenvolvimento da docência e suas implicações no cotidiano da aula e da vida universitária. Tem como objetivos específicos: analisar o papel da didática na formação universitária, bem como compreende a importância da didática na formação docente. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com autores que corroboram com a temática em questão, a fim de angariar informações para enriquecer o trabalho. O interesse pela temática, é devido ter analisado que a didática na formação docente, muitas vezes não corresponde com a teoria trabalhada na sala de aula. A intenção é sensibilizar os professores que ministram a disciplina de didática, é que é necessária uma revisão urgente desta prática docente. Espera-se que no campo social esta pesquisa possa contribuir para a melhoria do ensino na educação superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FORMAÇÃO, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID10073_08092018153334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERSON PINDAÍBA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERSON"
    "autor_email" => "gersonpindaiba@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48183
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 1761
    "inscrito_id" => 10073
    "titulo" => "O PAPEL DA DIDÁTICA NA FORMAÇÃO DOCENTE NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "RESUMO: Este texto retoma e sintetiza algumas das ideias acerca da formação docente na universidade. Assim, tendo em vista as questões colocadas sobre a formação dos professores do ensino superior, torna-se necessário refletir sobre como se aprende a ser docente nesse nível de ensino. A reflexão, aqui proposta, aponta alguns elementos essenciais para a construção das competências necessárias e desejáveis para a atuação docente na universidade. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar como está sendo abordada no meio acadêmico a questão do papel da didática em instituições de ensino superior, concebida como o desenvolvimento da docência e suas implicações no cotidiano da aula e da vida universitária. Tem como objetivos específicos: analisar o papel da didática na formação universitária, bem como compreende a importância da didática na formação docente. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com autores que corroboram com a temática em questão, a fim de angariar informações para enriquecer o trabalho. O interesse pela temática, é devido ter analisado que a didática na formação docente, muitas vezes não corresponde com a teoria trabalhada na sala de aula. A intenção é sensibilizar os professores que ministram a disciplina de didática, é que é necessária uma revisão urgente desta prática docente. Espera-se que no campo social esta pesquisa possa contribuir para a melhoria do ensino na educação superior."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO, FORMAÇÃO, PROFESSOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID10073_08092018153334.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GERSON PINDAÍBA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "GERSON"
    "autor_email" => "gersonpindaiba@yahoo.com."
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

RESUMO: Este texto retoma e sintetiza algumas das ideias acerca da formação docente na universidade. Assim, tendo em vista as questões colocadas sobre a formação dos professores do ensino superior, torna-se necessário refletir sobre como se aprende a ser docente nesse nível de ensino. A reflexão, aqui proposta, aponta alguns elementos essenciais para a construção das competências necessárias e desejáveis para a atuação docente na universidade. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar como está sendo abordada no meio acadêmico a questão do papel da didática em instituições de ensino superior, concebida como o desenvolvimento da docência e suas implicações no cotidiano da aula e da vida universitária. Tem como objetivos específicos: analisar o papel da didática na formação universitária, bem como compreende a importância da didática na formação docente. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com autores que corroboram com a temática em questão, a fim de angariar informações para enriquecer o trabalho. O interesse pela temática, é devido ter analisado que a didática na formação docente, muitas vezes não corresponde com a teoria trabalhada na sala de aula. A intenção é sensibilizar os professores que ministram a disciplina de didática, é que é necessária uma revisão urgente desta prática docente. Espera-se que no campo social esta pesquisa possa contribuir para a melhoria do ensino na educação superior.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.