SILVA, Gerson Pindaíba Da. O papel da didática na formação docente no ensino superior. Anais V CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/48183>. Acesso em: 22/11/2024 00:16
RESUMO: Este texto retoma e sintetiza algumas das ideias acerca da formação docente na universidade. Assim, tendo em vista as questões colocadas sobre a formação dos professores do ensino superior, torna-se necessário refletir sobre como se aprende a ser docente nesse nível de ensino. A reflexão, aqui proposta, aponta alguns elementos essenciais para a construção das competências necessárias e desejáveis para a atuação docente na universidade. O presente trabalho tem como objetivo geral identificar como está sendo abordada no meio acadêmico a questão do papel da didática em instituições de ensino superior, concebida como o desenvolvimento da docência e suas implicações no cotidiano da aula e da vida universitária. Tem como objetivos específicos: analisar o papel da didática na formação universitária, bem como compreende a importância da didática na formação docente. Como procedimentos metodológicos adotou-se uma pesquisa de cunho bibliográfico com autores que corroboram com a temática em questão, a fim de angariar informações para enriquecer o trabalho. O interesse pela temática, é devido ter analisado que a didática na formação docente, muitas vezes não corresponde com a teoria trabalhada na sala de aula. A intenção é sensibilizar os professores que ministram a disciplina de didática, é que é necessária uma revisão urgente desta prática docente. Espera-se que no campo social esta pesquisa possa contribuir para a melhoria do ensino na educação superior.