Atualmente a educação passa por modificações, mas sabe-se que ainda é muito frequente a metodologia tradicional nas escolas. E quando se trata especificamente do ensino de química para a modalidade EJA, um público diferente das crianças e adolescentes, o professor deve promover um ensino que atenda às necessidades desse público que muitas vezes se sentem excluídos e acabam se desestimulando e consequentemente desistem de frequentar a escola. E isso muitas vezes pode ser uma consequência da utilização de metodologias que não permitem uma construção de conhecimentos teóricos da disciplina com as vivências que os jovens e adultos já possuem. Nesse intuito o presente trabalho trata-se da produção de materiais didáticos de química voltados para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA) do Ensino Médio. A construção do material didático se baseia na metodologia dialética desenvolvida por Vasconcellos (1992), e envolvendo os temas estruturadores encontrados nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs+). Pensando nisso, foi escolhido o tema Energia e Transformação Química, abordando a unidade temática: produção e consumo de energia térmica e elétrica nas transformações químicas, relacionados aos conteúdos de Termoquímica e Eletroquímica.