MODELOS BIDIMENSIONAIS SOBRE RAIO ATÔMICO COMO
ESTRATÉGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM
RELATO DE EXPERIÊNCIA
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Dentro dessa problemática, o presente trabalho consiste em um relato de\r\n experiência de uma aula planejada e ministrada por uma aluna da disciplina de Prática\r\n Profissional IV, do curso superior de Licenciatura em Química, turno noturno, do Instituto\r\n Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa, sob a perspectiva da\r\n Educação Inclusiva, tendo como conteúdo/tema Propriedades Periódicas dos Elementos\r\n Químicos, com enfoque em Raio Atômico, e utilizando-se de estratégias inclusivas no ensino\r\n de Química para alunos com deficiência visual. Através dessa aula, a licencianda em Química\r\n confrontou seus receios e medos (como ensinar Química a um aluno com deficiência visual?)\r\n e venceu os obstáculos que surgiram no caminho (planejamento), desenvolvendo um material\r\n didático bidimensional tátil, que facilitou a compreensão do determinado assunto. Essa\r\n experiência em um curso de formação docente é de extrema importância, pois possibilita aos\r\n futuros professores a encarar os problemas e as dificuldades oriundos da utilização de\r\n métodos e técnicas de ensino de Química que desconsideram as propriedades plurais de uma\r\n sala de aula, caracterizada pela diversidade. """ "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 16. 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