Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MODELOS BIDIMENSIONAIS SOBRE RAIO ATÔMICO COMO ESTRATÉGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: LICENCIATURA EM QUÍMICA, DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47880
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3240
    "inscrito_id" => 1901
    "titulo" => """
      MODELOS BIDIMENSIONAIS SOBRE RAIO ATÔMICO COMO\r\n
      ESTRATÉGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM\r\n
      \r\n
      RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      A Educação Inclusiva é um processo em constante crescimento em nossa\r\n
      sociedade, refletindo em escolas da rede regular de ensino com uma diversidade cada vez\r\n
      maior nas salas de aula. Diante desse quadro, levantamos um questionamento: como os\r\n
      professores e futuros professores de Química estão sendo preparados para trabalhar com essa\r\n
      diversidade? Dentro dessa problemática, o presente trabalho consiste em um relato de\r\n
      experiência de uma aula planejada e ministrada por uma aluna da disciplina de Prática\r\n
      Profissional IV, do curso superior de Licenciatura em Química, turno noturno, do Instituto\r\n
      Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa, sob a perspectiva da\r\n
      Educação Inclusiva, tendo como conteúdo/tema Propriedades Periódicas dos Elementos\r\n
      Químicos, com enfoque em Raio Atômico, e utilizando-se de estratégias inclusivas no ensino\r\n
      de Química para alunos com deficiência visual. Através dessa aula, a licencianda em Química\r\n
      confrontou seus receios e medos (como ensinar Química a um aluno com deficiência visual?)\r\n
      e venceu os obstáculos que surgiram no caminho (planejamento), desenvolvendo um material\r\n
      didático bidimensional tátil, que facilitou a compreensão do determinado assunto. Essa\r\n
      experiência em um curso de formação docente é de extrema importância, pois possibilita aos\r\n
      futuros professores a encarar os problemas e as dificuldades oriundos da utilização de\r\n
      métodos e técnicas de ensino de Química que desconsideram as propriedades plurais de uma\r\n
      sala de aula, caracterizada pela diversidade.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM QUÍMICA, DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID1901_12092018080238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA ALVES PENA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ALVES FEMININO SILVA"
    "autor_email" => "penanatalia726@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47880
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3240
    "inscrito_id" => 1901
    "titulo" => """
      MODELOS BIDIMENSIONAIS SOBRE RAIO ATÔMICO COMO\r\n
      ESTRATÉGIA INCLUSIVA PARA O ENSINO DE QUÍMICA: UM\r\n
      \r\n
      RELATO DE EXPERIÊNCIA
      """
    "resumo" => """
      A Educação Inclusiva é um processo em constante crescimento em nossa\r\n
      sociedade, refletindo em escolas da rede regular de ensino com uma diversidade cada vez\r\n
      maior nas salas de aula. Diante desse quadro, levantamos um questionamento: como os\r\n
      professores e futuros professores de Química estão sendo preparados para trabalhar com essa\r\n
      diversidade? Dentro dessa problemática, o presente trabalho consiste em um relato de\r\n
      experiência de uma aula planejada e ministrada por uma aluna da disciplina de Prática\r\n
      Profissional IV, do curso superior de Licenciatura em Química, turno noturno, do Instituto\r\n
      Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa, sob a perspectiva da\r\n
      Educação Inclusiva, tendo como conteúdo/tema Propriedades Periódicas dos Elementos\r\n
      Químicos, com enfoque em Raio Atômico, e utilizando-se de estratégias inclusivas no ensino\r\n
      de Química para alunos com deficiência visual. Através dessa aula, a licencianda em Química\r\n
      confrontou seus receios e medos (como ensinar Química a um aluno com deficiência visual?)\r\n
      e venceu os obstáculos que surgiram no caminho (planejamento), desenvolvendo um material\r\n
      didático bidimensional tátil, que facilitou a compreensão do determinado assunto. Essa\r\n
      experiência em um curso de formação docente é de extrema importância, pois possibilita aos\r\n
      futuros professores a encarar os problemas e as dificuldades oriundos da utilização de\r\n
      métodos e técnicas de ensino de Química que desconsideram as propriedades plurais de uma\r\n
      sala de aula, caracterizada pela diversidade.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "LICENCIATURA EM QUÍMICA, DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID1901_12092018080238.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "NATALIA ALVES PENA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "NATÁLIA ALVES FEMININO SILVA"
    "autor_email" => "penanatalia726@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A Educação Inclusiva é um processo em constante crescimento em nossa sociedade, refletindo em escolas da rede regular de ensino com uma diversidade cada vez maior nas salas de aula. Diante desse quadro, levantamos um questionamento: como os professores e futuros professores de Química estão sendo preparados para trabalhar com essa diversidade? Dentro dessa problemática, o presente trabalho consiste em um relato de experiência de uma aula planejada e ministrada por uma aluna da disciplina de Prática Profissional IV, do curso superior de Licenciatura em Química, turno noturno, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, Campus Sousa, sob a perspectiva da Educação Inclusiva, tendo como conteúdo/tema Propriedades Periódicas dos Elementos Químicos, com enfoque em Raio Atômico, e utilizando-se de estratégias inclusivas no ensino de Química para alunos com deficiência visual. Através dessa aula, a licencianda em Química confrontou seus receios e medos (como ensinar Química a um aluno com deficiência visual?) e venceu os obstáculos que surgiram no caminho (planejamento), desenvolvendo um material didático bidimensional tátil, que facilitou a compreensão do determinado assunto. Essa experiência em um curso de formação docente é de extrema importância, pois possibilita aos futuros professores a encarar os problemas e as dificuldades oriundos da utilização de métodos e técnicas de ensino de Química que desconsideram as propriedades plurais de uma sala de aula, caracterizada pela diversidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.