Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TRABALHANDO COM AS NOÇÕES DE TEMPO COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS Comunicação Oral (CO) GT 13. Educação Matemática
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 49107
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 228
    "titulo" => "TRABALHANDO COM AS NOÇÕES DE TEMPO COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO  FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre um trabalho interdisciplinar desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora- MG, para turmas de 1º ano do ensino fundamental. Tal proposta faz parte do Projeto Coletivo de Trabalho denominado “Eu, o outro e o mundo: minha vida de criança”. O enfoque nessa experiência foi o trabalho com a identidade. Exploramos na Matemática o tempo, enquanto conteúdo de ensino. São vários os tempos, o tempo histórico, geológico, cronológico etc. Assim estudamos a duração relativa das coisas a partir do olhar da criança, com a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem, as épocas, aniversários como marcos de um tempo; calendário - semanas, meses; horas e minutos. Na ciência exploramos o corpo na perspectiva do olhar da criança, abordando suas diferentes partes externas e seus órgãos internos. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos, vídeos, músicas, livros de literatura, fotografias, entrevistas, visita ao laboratório, pinturas, entre outras. Fundamentamos teoricamente nas concepções de alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Nessa experiência pedagógica refletimos sobre os desafios e as possibilidades de aprender e brincar “com” e “sobre” o tempo através das trajetórias de vida das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID228_11082018180218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESANDRA MAIA LIMA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALESANDRA"
    "autor_email" => "alesandramaia@bol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 49107
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 590
    "inscrito_id" => 228
    "titulo" => "TRABALHANDO COM AS NOÇÕES DE TEMPO COM CRIANÇAS DO 1º ANO DO ENSINO  FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre um trabalho interdisciplinar desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora- MG, para turmas de 1º ano do ensino fundamental. Tal proposta faz parte do Projeto Coletivo de Trabalho denominado “Eu, o outro e o mundo: minha vida de criança”. O enfoque nessa experiência foi o trabalho com a identidade. Exploramos na Matemática o tempo, enquanto conteúdo de ensino. São vários os tempos, o tempo histórico, geológico, cronológico etc. Assim estudamos a duração relativa das coisas a partir do olhar da criança, com a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem, as épocas, aniversários como marcos de um tempo; calendário - semanas, meses; horas e minutos. Na ciência exploramos o corpo na perspectiva do olhar da criança, abordando suas diferentes partes externas e seus órgãos internos. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos, vídeos, músicas, livros de literatura, fotografias, entrevistas, visita ao laboratório, pinturas, entre outras. Fundamentamos teoricamente nas concepções de alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Nessa experiência pedagógica refletimos sobre os desafios e as possibilidades de aprender e brincar “com” e “sobre” o tempo através das trajetórias de vida das crianças."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13. Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA, INTERDISCIPLINARIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA13_ID228_11082018180218.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:01"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALESANDRA MAIA LIMA ALVES"
    "autor_nome_curto" => "ALESANDRA"
    "autor_email" => "alesandramaia@bol.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O presente trabalho tem o objetivo de apresentar um relato de experiência sobre um trabalho interdisciplinar desenvolvido no Colégio de Aplicação João XXIII, em Juiz de Fora- MG, para turmas de 1º ano do ensino fundamental. Tal proposta faz parte do Projeto Coletivo de Trabalho denominado “Eu, o outro e o mundo: minha vida de criança”. O enfoque nessa experiência foi o trabalho com a identidade. Exploramos na Matemática o tempo, enquanto conteúdo de ensino. São vários os tempos, o tempo histórico, geológico, cronológico etc. Assim estudamos a duração relativa das coisas a partir do olhar da criança, com a ideia de presente, passado e futuro; período contínuo no qual os eventos se sucedem, as épocas, aniversários como marcos de um tempo; calendário - semanas, meses; horas e minutos. Na ciência exploramos o corpo na perspectiva do olhar da criança, abordando suas diferentes partes externas e seus órgãos internos. Para o desenvolvimento do trabalho utilizamos, vídeos, músicas, livros de literatura, fotografias, entrevistas, visita ao laboratório, pinturas, entre outras. Fundamentamos teoricamente nas concepções de alfabetização matemática na perspectiva do letramento. Nessa experiência pedagógica refletimos sobre os desafios e as possibilidades de aprender e brincar “com” e “sobre” o tempo através das trajetórias de vida das crianças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.