Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM EXPERENCIAL: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Palavra-chaves: ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO, PORTFÓLIO, ENSINO SUPERIOR Comunicação Oral (CO) GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48643
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3071
    "inscrito_id" => 4305
    "titulo" => "PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM EXPERENCIAL: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é analisar a experiência de aprendizagem em relação a uma nova metodologia aplicada, com base na descrição e prática em portfólios. A prática avaliativa do portfólio se deu junto às turmas de 3º Período do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, matriculadas na disciplina de Práticas de Departamento Pessoal I, no Instituto Federal do Amapá, no primeiro semestre de 2018.1, envolvendo 21 alunos, em encontros semanais de 4h/a, totalizando uma carga horária de 80h/a no semestre letivo. Os resultados mostram que a utilização do portfólio como instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem conseguiu cumprir significativamente com sua proposta inicial de colocar o discente como responsável pelo seu aprendizado, envolvendo procedimentos reflexão e revisão da atividade e um constante diálogo entre os alunos e a docente da disciplina. Nesse contexto, percebe-se que houve contribuições substanciais com a capacidade de contextualizar, criticar, questionar e tornar-se protagonista, elementos tão essenciais para os futuros profissionais que as Instituições de Ensino Superior têm por objetivo formar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO, PORTFÓLIO, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4305_10092018225601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANE BEZERRA NÓBREGA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANE NÓBREGA"
    "autor_email" => "marianenobrega1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48643
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 3071
    "inscrito_id" => 4305
    "titulo" => "PORTFÓLIO DE APRENDIZAGEM EXPERENCIAL: UMA APLICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR"
    "resumo" => "O objetivo desta pesquisa é analisar a experiência de aprendizagem em relação a uma nova metodologia aplicada, com base na descrição e prática em portfólios. A prática avaliativa do portfólio se deu junto às turmas de 3º Período do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, matriculadas na disciplina de Práticas de Departamento Pessoal I, no Instituto Federal do Amapá, no primeiro semestre de 2018.1, envolvendo 21 alunos, em encontros semanais de 4h/a, totalizando uma carga horária de 80h/a no semestre letivo. Os resultados mostram que a utilização do portfólio como instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem conseguiu cumprir significativamente com sua proposta inicial de colocar o discente como responsável pelo seu aprendizado, envolvendo procedimentos reflexão e revisão da atividade e um constante diálogo entre os alunos e a docente da disciplina. Nesse contexto, percebe-se que houve contribuições substanciais com a capacidade de contextualizar, criticar, questionar e tornar-se protagonista, elementos tão essenciais para os futuros profissionais que as Instituições de Ensino Superior têm por objetivo formar."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02. Didática, Currículo e Políticas Educacionais"
    "palavra_chave" => "ENSINO-APRENDIZAGEM, METODOLOGIAS DE AVALIAÇÃO, PORTFÓLIO, ENSINO SUPERIOR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA2_ID4305_10092018225601.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:34"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIANE BEZERRA NÓBREGA"
    "autor_nome_curto" => "MARIANE NÓBREGA"
    "autor_email" => "marianenobrega1@gmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar a experiência de aprendizagem em relação a uma nova metodologia aplicada, com base na descrição e prática em portfólios. A prática avaliativa do portfólio se deu junto às turmas de 3º Período do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, matriculadas na disciplina de Práticas de Departamento Pessoal I, no Instituto Federal do Amapá, no primeiro semestre de 2018.1, envolvendo 21 alunos, em encontros semanais de 4h/a, totalizando uma carga horária de 80h/a no semestre letivo. Os resultados mostram que a utilização do portfólio como instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem conseguiu cumprir significativamente com sua proposta inicial de colocar o discente como responsável pelo seu aprendizado, envolvendo procedimentos reflexão e revisão da atividade e um constante diálogo entre os alunos e a docente da disciplina. Nesse contexto, percebe-se que houve contribuições substanciais com a capacidade de contextualizar, criticar, questionar e tornar-se protagonista, elementos tão essenciais para os futuros profissionais que as Instituições de Ensino Superior têm por objetivo formar.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.