O objetivo desta pesquisa é analisar a experiência de aprendizagem em relação a uma nova metodologia aplicada, com base na descrição e prática em portfólios. A prática avaliativa do portfólio se deu junto às turmas de 3º Período do Curso Superior de Tecnologia em Recursos Humanos, matriculadas na disciplina de Práticas de Departamento Pessoal I, no Instituto Federal do Amapá, no primeiro semestre de 2018.1, envolvendo 21 alunos, em encontros semanais de 4h/a, totalizando uma carga horária de 80h/a no semestre letivo. Os resultados mostram que a utilização do portfólio como instrumento de avaliação do processo de ensino-aprendizagem conseguiu cumprir significativamente com sua proposta inicial de colocar o discente como responsável pelo seu aprendizado, envolvendo procedimentos reflexão e revisão da atividade e um constante diálogo entre os alunos e a docente da disciplina. Nesse contexto, percebe-se que houve contribuições substanciais com a capacidade de contextualizar, criticar, questionar e tornar-se protagonista, elementos tão essenciais para os futuros profissionais que as Instituições de Ensino Superior têm por objetivo formar.