Muito se diverge as opiniões de como deve ser fornecido o ensino ao período de pré-alfabetização, enquanto alguns educadores abstêm-se a necessidade de ensinar a essa fase conteúdos que estimulem a futura alfabetização, outros defendem essa abordagem. Para tal, o lúdico é tido como um instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil tendo em vista seu formato dinâmico para ser trabalhado com crianças, principalmente da primeira infância. Com isso, objetiva-se por meio da presente pesquisa analisar a contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças no período de pré-alfabetização. A pesquisa foi realizada com 22 crianças, regularmente matriculadas no pré II da Educação Infantil. Teve como método a pesquisa-ação, a qual requer uma participação ativa no contexto, seguida de uma intervenção, ainda, utilizou-se o lúdico em contação de história, musicalização e atividades feitas com material reciclado. Como resultado, observou-se que a maioria das crianças não conseguiam associar a forma gráfica ao som da letra, e assim, causando a dificuldade no reconhecimento das vogais, que é a base para realizar-se, posteriormente, a alfabetização. Logo, a intervenção lúdica foi empregada com a perspectiva de estimular o fonológico das crianças, sendo o uso da ludicidade, capaz proporcionar o entrosamento do aprendente com o assunto e o que é solícito por este, e assim, a aprendizagem se torna significativa tendo resultados efetivos.