Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO

Palavra-chaves: LÚDICO, APRENDIZAGEM, PRÉ-ALFABETIZAÇÃO, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA Comunicação Oral (CO) GT 09. Educação Infantil
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 48149
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4790
    "inscrito_id" => 10031
    "titulo" => "O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Muito se diverge as opiniões de como deve ser fornecido o ensino ao período de pré-alfabetização, enquanto alguns educadores abstêm-se a necessidade de ensinar a essa fase conteúdos que estimulem a futura alfabetização, outros defendem essa abordagem. Para tal, o lúdico é tido como um instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil tendo em vista seu formato dinâmico para ser trabalhado com crianças, principalmente da primeira infância. Com isso, objetiva-se por meio da presente pesquisa analisar a contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças no período de pré-alfabetização. A pesquisa foi realizada com 22 crianças, regularmente matriculadas no pré II da Educação Infantil. Teve como método a pesquisa-ação, a qual requer uma participação ativa no contexto, seguida de uma intervenção, ainda, utilizou-se o lúdico em contação de história, musicalização e atividades feitas com material reciclado. Como resultado, observou-se que a maioria das crianças não conseguiam associar a forma gráfica ao som da letra, e assim, causando a dificuldade no reconhecimento das vogais, que é a base para realizar-se, posteriormente, a alfabetização. Logo, a intervenção lúdica foi empregada com a perspectiva de estimular o fonológico das crianças, sendo o uso da ludicidade, capaz proporcionar o entrosamento do aprendente com o assunto e o que é solícito por este, e assim, a aprendizagem se torna significativa tendo resultados efetivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, PRÉ-ALFABETIZAÇÃO, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID10031_18092018135909.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ BRITO MENDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA BEATRIZ"
    "autor_email" => "babibm12@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 48149
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 4790
    "inscrito_id" => 10031
    "titulo" => "O LÚDICO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM NO PERÍODO DE PRÉ-ALFABETIZAÇÃO"
    "resumo" => "Muito se diverge as opiniões de como deve ser fornecido o ensino ao período de pré-alfabetização, enquanto alguns educadores abstêm-se a necessidade de ensinar a essa fase conteúdos que estimulem a futura alfabetização, outros defendem essa abordagem. Para tal, o lúdico é tido como um instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil tendo em vista seu formato dinâmico para ser trabalhado com crianças, principalmente da primeira infância. Com isso, objetiva-se por meio da presente pesquisa analisar a contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças no período de pré-alfabetização. A pesquisa foi realizada com 22 crianças, regularmente matriculadas no pré II da Educação Infantil. Teve como método a pesquisa-ação, a qual requer uma participação ativa no contexto, seguida de uma intervenção, ainda, utilizou-se o lúdico em contação de história, musicalização e atividades feitas com material reciclado. Como resultado, observou-se que a maioria das crianças não conseguiam associar a forma gráfica ao som da letra, e assim, causando a dificuldade no reconhecimento das vogais, que é a base para realizar-se, posteriormente, a alfabetização. Logo, a intervenção lúdica foi empregada com a perspectiva de estimular o fonológico das crianças, sendo o uso da ludicidade, capaz proporcionar o entrosamento do aprendente com o assunto e o que é solícito por este, e assim, a aprendizagem se torna significativa tendo resultados efetivos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 09. Educação Infantil"
    "palavra_chave" => "LÚDICO, APRENDIZAGEM, PRÉ-ALFABETIZAÇÃO, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA, CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA9_ID10031_18092018135909.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA BEATRIZ BRITO MENDES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "MARIA BEATRIZ"
    "autor_email" => "babibm12@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Muito se diverge as opiniões de como deve ser fornecido o ensino ao período de pré-alfabetização, enquanto alguns educadores abstêm-se a necessidade de ensinar a essa fase conteúdos que estimulem a futura alfabetização, outros defendem essa abordagem. Para tal, o lúdico é tido como um instrumento facilitador para o ensino-aprendizagem de alunos da Educação Infantil tendo em vista seu formato dinâmico para ser trabalhado com crianças, principalmente da primeira infância. Com isso, objetiva-se por meio da presente pesquisa analisar a contribuição da ludicidade para o desenvolvimento da aprendizagem de crianças no período de pré-alfabetização. A pesquisa foi realizada com 22 crianças, regularmente matriculadas no pré II da Educação Infantil. Teve como método a pesquisa-ação, a qual requer uma participação ativa no contexto, seguida de uma intervenção, ainda, utilizou-se o lúdico em contação de história, musicalização e atividades feitas com material reciclado. Como resultado, observou-se que a maioria das crianças não conseguiam associar a forma gráfica ao som da letra, e assim, causando a dificuldade no reconhecimento das vogais, que é a base para realizar-se, posteriormente, a alfabetização. Logo, a intervenção lúdica foi empregada com a perspectiva de estimular o fonológico das crianças, sendo o uso da ludicidade, capaz proporcionar o entrosamento do aprendente com o assunto e o que é solícito por este, e assim, a aprendizagem se torna significativa tendo resultados efetivos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Ecimar santiago louro da silva

    segundo ao filosofo winnicott um dos temas principais de o brincar a realidade remete ao jubilo, ao brincar.Tanto e que,para o autor, '' brincar,essencialmente,satisfaz''.

    29/05/2023 22:21:40
  • Ecimar santiago louro da silva

    segundo ao filosofo winnicott um dos temas principais de o brincar a realidade remete ao jubilo, ao brincar.Tanto e que,para o autor, '' brincar,essencialmente,satisfaz''.

    29/05/2023 22:21:40
  • Ecimar santiago louro da silva

    E importante para a crianca aprender brincando pq assim se torna mais divertido e prazeroso a eles.

    29/05/2023 21:51:35
  • Ecimar santiago louro da silva

    E importante para a crianca aprender brincando pq assim se torna mais divertido e prazeroso a eles.

    29/05/2023 21:51:35

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.