Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ALUNO LEITOR E AS METODOLOGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ

Palavra-chaves: LEITURA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA DE ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA Pôster (PO) GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47939
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2556
    "inscrito_id" => 6035
    "titulo" => "O ALUNO LEITOR E AS METODOLOGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ"
    "resumo" => "O estudo da língua materna e o seu domínio é fundamental em quaisquer sociedades, pois é pelo conhecimento de sua própria linguagem que se torna possível uma comunicação de qualidade com seus pares, defendendo suas ideias e se posicionando socialmente. O presente estudo pautou-se na abordagem de metodologias do ensino de língua portuguesa através de práticas de leitura, direcionada aos alunos do Ensino Médio, do IFRN- Campus Santa Cruz. O objetivo foi O objetivo foi analisar o olhar do aluno a respeito das metodologias que têm sido utilizadas nas práticas de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho incluiu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, para que uma possa ser complementar à outra e possam contribuir para uma visão mais ampla sobre a questão proposta. Os resultados que se atingiu através desse estudo mostraram que os alunos gostam da prática de leitura, mas é fundamental que se trabalhem textos interessantes para eles, que tenham significados em suas vidas. Identificamos as sugestões de práticas de leituras por parte do aluno; e quais livros os alunos gostariam que os professores utilizassem nas práticas de leitura em sala de aula. Conclusão: É evidente a necessidade de se implementar nas salas de aulas uma metodologia que verdadeiramente vise o trabalho com a leitura em sua acepção plena. O professor deve refletir sobre sua prática e buscar procedimentos diferenciados para exercer o papel de guia, construir andaimes, auxiliar o aluno a adquirir hábitos de leitura e de aprender a aprender."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA DE ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID6035_10092018140048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME ARAÚJO"
    "autor_email" => "araujoguilherme1304@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47939
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2556
    "inscrito_id" => 6035
    "titulo" => "O ALUNO LEITOR E AS METODOLOGIAS DE INCENTIVO À LEITURA NO IFRN-CAMPUS SANTA CRUZ"
    "resumo" => "O estudo da língua materna e o seu domínio é fundamental em quaisquer sociedades, pois é pelo conhecimento de sua própria linguagem que se torna possível uma comunicação de qualidade com seus pares, defendendo suas ideias e se posicionando socialmente. O presente estudo pautou-se na abordagem de metodologias do ensino de língua portuguesa através de práticas de leitura, direcionada aos alunos do Ensino Médio, do IFRN- Campus Santa Cruz. O objetivo foi O objetivo foi analisar o olhar do aluno a respeito das metodologias que têm sido utilizadas nas práticas de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho incluiu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, para que uma possa ser complementar à outra e possam contribuir para uma visão mais ampla sobre a questão proposta. Os resultados que se atingiu através desse estudo mostraram que os alunos gostam da prática de leitura, mas é fundamental que se trabalhem textos interessantes para eles, que tenham significados em suas vidas. Identificamos as sugestões de práticas de leituras por parte do aluno; e quais livros os alunos gostariam que os professores utilizassem nas práticas de leitura em sala de aula. Conclusão: É evidente a necessidade de se implementar nas salas de aulas uma metodologia que verdadeiramente vise o trabalho com a leitura em sua acepção plena. O professor deve refletir sobre sua prática e buscar procedimentos diferenciados para exercer o papel de guia, construir andaimes, auxiliar o aluno a adquirir hábitos de leitura e de aprender a aprender."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08. Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ENSINO MÉDIO, METODOLOGIA DE ENSINO, LÍNGUA PORTUGUESA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA8_ID6035_10092018140048.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUILHERME AUGUSTO ARAÚJO DE ANDRADE"
    "autor_nome_curto" => "GUILHERME ARAÚJO"
    "autor_email" => "araujoguilherme1304@gmail"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

O estudo da língua materna e o seu domínio é fundamental em quaisquer sociedades, pois é pelo conhecimento de sua própria linguagem que se torna possível uma comunicação de qualidade com seus pares, defendendo suas ideias e se posicionando socialmente. O presente estudo pautou-se na abordagem de metodologias do ensino de língua portuguesa através de práticas de leitura, direcionada aos alunos do Ensino Médio, do IFRN- Campus Santa Cruz. O objetivo foi O objetivo foi analisar o olhar do aluno a respeito das metodologias que têm sido utilizadas nas práticas de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho incluiu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, para que uma possa ser complementar à outra e possam contribuir para uma visão mais ampla sobre a questão proposta. Os resultados que se atingiu através desse estudo mostraram que os alunos gostam da prática de leitura, mas é fundamental que se trabalhem textos interessantes para eles, que tenham significados em suas vidas. Identificamos as sugestões de práticas de leituras por parte do aluno; e quais livros os alunos gostariam que os professores utilizassem nas práticas de leitura em sala de aula. Conclusão: É evidente a necessidade de se implementar nas salas de aulas uma metodologia que verdadeiramente vise o trabalho com a leitura em sua acepção plena. O professor deve refletir sobre sua prática e buscar procedimentos diferenciados para exercer o papel de guia, construir andaimes, auxiliar o aluno a adquirir hábitos de leitura e de aprender a aprender.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.