O estudo da língua materna e o seu domínio é fundamental em quaisquer sociedades, pois é pelo conhecimento de sua própria linguagem que se torna possível uma comunicação de qualidade com seus pares, defendendo suas ideias e se posicionando socialmente. O presente estudo pautou-se na abordagem de metodologias do ensino de língua portuguesa através de práticas de leitura, direcionada aos alunos do Ensino Médio, do IFRN- Campus Santa Cruz. O objetivo foi O objetivo foi analisar o olhar do aluno a respeito das metodologias que têm sido utilizadas nas práticas de incentivo à leitura nas aulas de Língua Portuguesa. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho incluiu pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários, para que uma possa ser complementar à outra e possam contribuir para uma visão mais ampla sobre a questão proposta. Os resultados que se atingiu através desse estudo mostraram que os alunos gostam da prática de leitura, mas é fundamental que se trabalhem textos interessantes para eles, que tenham significados em suas vidas. Identificamos as sugestões de práticas de leituras por parte do aluno; e quais livros os alunos gostariam que os professores utilizassem nas práticas de leitura em sala de aula. Conclusão: É evidente a necessidade de se implementar nas salas de aulas uma metodologia que verdadeiramente vise o trabalho com a leitura em sua acepção plena. O professor deve refletir sobre sua prática e buscar procedimentos diferenciados para exercer o papel de guia, construir andaimes, auxiliar o aluno a adquirir hábitos de leitura e de aprender a aprender.