A partir do momento que os povos começaram a deixar de ser nômades, fez-se necessário o desenvolvimento do cultivo do alimento para a manutenção das populações cada vez mais crescentes. Com o avanço dos tempos e das tecnologias, diminuiu-se o contato com a terra, os segredos do seu manejo foram aos poucos se perdendo, tornando-se cada vez mais restritos à pequenos grupos familiares com tradição de plantio ou núcleos agroempresariais, enquanto boa parte das crianças e adolescentes desconhecem a origem das frutas, legumes e hortaliças.
Diante desse cenário, foi-se planejado para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Ernesto Gurgel, situada em Fortaleza, Ceará, aulas práticas de ciências envolvendo a elaboração e construção de uma horta que será utilizada por toda a comunidade escolar. Primeiramente, os alunos tiveram aulas teóricas sobre tipos de solos, fotossíntese, agricultura orgânica e compostagem. Depois, utilizando enxadas, pás, rastelos, pneus usados, garrafas pet, tintas e pincéis, os alunos começaram a construir os canteiros da horta. As mudas foram fornecidas pela professora de ciências e plantadas nos canteiros pelos alunos e todo o processo de manutenção foi-se dado através de grupos divididos pelos dias da semana.
Com isso, espera-se observar melhorias significativas na alimentação, no comportamento, no relacionamento com o meio ambiente, com a terra, também com os colegas e professores e na auto-estima em todos os alunos envolvidos na construção e manejo da horta. Além dos conhecimentos práticos adquiridos nas formas de plantio, cultivo e cuidado com as hortaliças.