Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

IMPLANTAÇÃO DA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ERNESTO GURGEL

Palavra-chaves: HORTA ESCOLAR, APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS, ESCOLA PÚBLICA Pôster (PO) GT 16. Ensino de Ciências
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47599
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2235
    "inscrito_id" => 9040
    "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ERNESTO GURGEL"
    "resumo" => """
      A partir do momento que os povos começaram a deixar de ser nômades, fez-se necessário o desenvolvimento do cultivo do alimento para a manutenção das populações cada vez mais crescentes. Com o avanço dos tempos e das tecnologias, diminuiu-se o contato com a terra, os segredos do seu manejo foram aos poucos se perdendo, tornando-se cada vez mais restritos à pequenos grupos familiares com tradição de plantio ou núcleos agroempresariais, enquanto boa parte das crianças e adolescentes desconhecem a origem das frutas, legumes e hortaliças.\r\n
      Diante desse cenário, foi-se planejado para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Ernesto Gurgel, situada em Fortaleza, Ceará, aulas práticas de ciências envolvendo a elaboração e construção de uma horta que será utilizada por toda a comunidade escolar.  Primeiramente, os alunos tiveram aulas teóricas sobre tipos de solos, fotossíntese, agricultura orgânica e compostagem. Depois, utilizando enxadas, pás, rastelos, pneus usados, garrafas pet, tintas e pincéis, os alunos começaram a construir os canteiros da horta. As mudas foram fornecidas pela professora de ciências e plantadas nos canteiros pelos alunos e todo o processo de manutenção foi-se dado através de grupos divididos pelos dias da semana.\r\n
      Com isso, espera-se observar melhorias significativas na alimentação, no comportamento, no relacionamento com o meio ambiente, com a terra, também com os colegas e professores e na auto-estima em todos os alunos envolvidos na construção e manejo da horta. Além dos conhecimentos práticos adquiridos nas formas de plantio, cultivo e cuidado com as hortaliças.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HORTA ESCOLAR, APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9040_09092018230224.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHERIDA FERREIRA PINHEIRO DE MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "SHERIDA F. P. MESQUITA"
    "autor_email" => "sheridapinheiro@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47599
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2235
    "inscrito_id" => 9040
    "titulo" => "IMPLANTAÇÃO DA HORTA ORGÂNICA NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSOR ERNESTO GURGEL"
    "resumo" => """
      A partir do momento que os povos começaram a deixar de ser nômades, fez-se necessário o desenvolvimento do cultivo do alimento para a manutenção das populações cada vez mais crescentes. Com o avanço dos tempos e das tecnologias, diminuiu-se o contato com a terra, os segredos do seu manejo foram aos poucos se perdendo, tornando-se cada vez mais restritos à pequenos grupos familiares com tradição de plantio ou núcleos agroempresariais, enquanto boa parte das crianças e adolescentes desconhecem a origem das frutas, legumes e hortaliças.\r\n
      Diante desse cenário, foi-se planejado para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Ernesto Gurgel, situada em Fortaleza, Ceará, aulas práticas de ciências envolvendo a elaboração e construção de uma horta que será utilizada por toda a comunidade escolar.  Primeiramente, os alunos tiveram aulas teóricas sobre tipos de solos, fotossíntese, agricultura orgânica e compostagem. Depois, utilizando enxadas, pás, rastelos, pneus usados, garrafas pet, tintas e pincéis, os alunos começaram a construir os canteiros da horta. As mudas foram fornecidas pela professora de ciências e plantadas nos canteiros pelos alunos e todo o processo de manutenção foi-se dado através de grupos divididos pelos dias da semana.\r\n
      Com isso, espera-se observar melhorias significativas na alimentação, no comportamento, no relacionamento com o meio ambiente, com a terra, também com os colegas e professores e na auto-estima em todos os alunos envolvidos na construção e manejo da horta. Além dos conhecimentos práticos adquiridos nas formas de plantio, cultivo e cuidado com as hortaliças.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16. Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "HORTA ESCOLAR, APRENDIZAGEM, CIÊNCIAS, ESCOLA PÚBLICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD4_SA16_ID9040_09092018230224.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:57"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SHERIDA FERREIRA PINHEIRO DE MESQUITA"
    "autor_nome_curto" => "SHERIDA F. P. MESQUITA"
    "autor_email" => "sheridapinheiro@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A partir do momento que os povos começaram a deixar de ser nômades, fez-se necessário o desenvolvimento do cultivo do alimento para a manutenção das populações cada vez mais crescentes. Com o avanço dos tempos e das tecnologias, diminuiu-se o contato com a terra, os segredos do seu manejo foram aos poucos se perdendo, tornando-se cada vez mais restritos à pequenos grupos familiares com tradição de plantio ou núcleos agroempresariais, enquanto boa parte das crianças e adolescentes desconhecem a origem das frutas, legumes e hortaliças. Diante desse cenário, foi-se planejado para os alunos do Ensino Fundamental II da Escola Municipal Professor Ernesto Gurgel, situada em Fortaleza, Ceará, aulas práticas de ciências envolvendo a elaboração e construção de uma horta que será utilizada por toda a comunidade escolar. Primeiramente, os alunos tiveram aulas teóricas sobre tipos de solos, fotossíntese, agricultura orgânica e compostagem. Depois, utilizando enxadas, pás, rastelos, pneus usados, garrafas pet, tintas e pincéis, os alunos começaram a construir os canteiros da horta. As mudas foram fornecidas pela professora de ciências e plantadas nos canteiros pelos alunos e todo o processo de manutenção foi-se dado através de grupos divididos pelos dias da semana. Com isso, espera-se observar melhorias significativas na alimentação, no comportamento, no relacionamento com o meio ambiente, com a terra, também com os colegas e professores e na auto-estima em todos os alunos envolvidos na construção e manejo da horta. Além dos conhecimentos práticos adquiridos nas formas de plantio, cultivo e cuidado com as hortaliças.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.