Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DAS ÍNDIAS À MULHER CONTEMPORÂNEA: SEXUALIDADE, AMOR E ESCOLA

Palavra-chaves: MULHER, SEXUALIDADE, AMOR, ESCOLA Comunicação Oral (CO) GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 46888
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2164
    "inscrito_id" => 7256
    "titulo" => "DAS ÍNDIAS À MULHER CONTEMPORÂNEA:  SEXUALIDADE, AMOR E ESCOLA"
    "resumo" => "Este artigo objetiva trazer uma discussão sobre a sexualidade, o amor e a participação da mulher na escola no Brasil. Vivemos em uma sociedade que separa meninos e meninas desde que somos crianças, ou melhor, desde que estamos na barriga de nossas mães. Na escola, a separação entre meninos e meninas é encontrada nas filas, nas brincadeiras de meninos e brincadeiras de meninas. Mesmo sem nos darmos conta, tampouco sem pedir que isso aconteça, somos separados em dois grupos distintos e precisamos, obrigatoriamente, pertencer a um deles. Essa separação marca nossas vidas e perpassam as questões ligadas à sexualidade, ao amor e ao comportamento no ambiente escolar. Este estudo faz um passeio pela história da mulher na sociedade brasileira trazendo à superfície os debates em torno da sua sexualidade, a sua vivência sobre o amor e o comportamento vigiado das meninas no ambiente escolar. Nossa pesquisa conclui que durante toda a história, e ainda na atualidade, às mulheres tiveram sua sexualidade vigiada, seus corpos docilizados, seus amores controlados e tudo isso foi, e ainda é, refletido dentro da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "MULHER, SEXUALIDADE, AMOR, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID7256_09092018213759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARILANE FLORENTINO FÉLIX DE AZEVÊDO"
    "autor_nome_curto" => "ARILANE"
    "autor_email" => "arilane_florentino@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 46888
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 2164
    "inscrito_id" => 7256
    "titulo" => "DAS ÍNDIAS À MULHER CONTEMPORÂNEA:  SEXUALIDADE, AMOR E ESCOLA"
    "resumo" => "Este artigo objetiva trazer uma discussão sobre a sexualidade, o amor e a participação da mulher na escola no Brasil. Vivemos em uma sociedade que separa meninos e meninas desde que somos crianças, ou melhor, desde que estamos na barriga de nossas mães. Na escola, a separação entre meninos e meninas é encontrada nas filas, nas brincadeiras de meninos e brincadeiras de meninas. Mesmo sem nos darmos conta, tampouco sem pedir que isso aconteça, somos separados em dois grupos distintos e precisamos, obrigatoriamente, pertencer a um deles. Essa separação marca nossas vidas e perpassam as questões ligadas à sexualidade, ao amor e ao comportamento no ambiente escolar. Este estudo faz um passeio pela história da mulher na sociedade brasileira trazendo à superfície os debates em torno da sua sexualidade, a sua vivência sobre o amor e o comportamento vigiado das meninas no ambiente escolar. Nossa pesquisa conclui que durante toda a história, e ainda na atualidade, às mulheres tiveram sua sexualidade vigiada, seus corpos docilizados, seus amores controlados e tudo isso foi, e ainda é, refletido dentro da escola."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 07. Gênero, Sexualidade e Educação"
    "palavra_chave" => "MULHER, SEXUALIDADE, AMOR, ESCOLA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA7_ID7256_09092018213759.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:31"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:55"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ARILANE FLORENTINO FÉLIX DE AZEVÊDO"
    "autor_nome_curto" => "ARILANE"
    "autor_email" => "arilane_florentino@hotmai"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

Este artigo objetiva trazer uma discussão sobre a sexualidade, o amor e a participação da mulher na escola no Brasil. Vivemos em uma sociedade que separa meninos e meninas desde que somos crianças, ou melhor, desde que estamos na barriga de nossas mães. Na escola, a separação entre meninos e meninas é encontrada nas filas, nas brincadeiras de meninos e brincadeiras de meninas. Mesmo sem nos darmos conta, tampouco sem pedir que isso aconteça, somos separados em dois grupos distintos e precisamos, obrigatoriamente, pertencer a um deles. Essa separação marca nossas vidas e perpassam as questões ligadas à sexualidade, ao amor e ao comportamento no ambiente escolar. Este estudo faz um passeio pela história da mulher na sociedade brasileira trazendo à superfície os debates em torno da sua sexualidade, a sua vivência sobre o amor e o comportamento vigiado das meninas no ambiente escolar. Nossa pesquisa conclui que durante toda a história, e ainda na atualidade, às mulheres tiveram sua sexualidade vigiada, seus corpos docilizados, seus amores controlados e tudo isso foi, e ainda é, refletido dentro da escola.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.