O estudo versa sobre a alta relevância da teoria Vygotskyana para o processo de trabalho em sala de aula no que se refere ao desempenho da criança em suas experiências na escola e no seu contexto de mundo. É de suma importância reconhecer que os diversos conflitos presentes na aprendizagem da criança, possuem aporte teórico que justifica sua existência, que dá subsídios para o professor mediar o desenvolvimento do conhecimento e aperfeiçoamento da aprendizagem na criança. Assim sendo, os estudos pertinentes a teoria de Vygotsky traz significado à ação do professor, em contexto de sala de aula, permitindo o entendimento acerca do evolução intelectual, social e cultural do indivíduo. O estudo, portanto, justifica-se pela necessidade de permitir a consciência pelo professor de suas competências, especificamente, o reconhecimento sobre o dever de fundamentar sua prática em teoria, possibilitando a articulação de estudos teóricos e práticos, com isso, temos o objetivo de explanar e discutir as considerações teóricas de Vygotsky como embasamento para as atividades pedagógicas. Dentre os assuntos constituintes do autor em questão, buscou-se tratar das funções psicológicas, relação entre o homem e o mundo – mediada por símbolos, e da transposição de um estado natural para um estado histórico socialmente construído. Considerando teoria do referido autor como cerne da pesquisa, buscou-se considerar também questões pertinentes da ação mediadora do professor em sua prática, e o significado extremo da escola reflexiva – o que favoreceu eleger discussão de autores para complemento às contribuições do autor em destaque.