Artigo Anais V CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MONITORIA: UMA ANÁLISE NA PRÁTICA EDUCATIVA À LUZ DOS SABERES NECESSÁRIOS DE PAULO FREIRE

Palavra-chaves: SABERES EDUCATIVOS, AMBIENTE ACADÊMICO, ENGAJAMENTO ESTUDANTIL Comunicação Oral (CO) GT 01. Formação de professores
"2018-10-17 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 47888
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 491
    "inscrito_id" => 2581
    "titulo" => "MONITORIA: UMA ANÁLISE NA PRÁTICA EDUCATIVA À LUZ DOS SABERES NECESSÁRIOS DE PAULO FREIRE"
    "resumo" => "A monitoria no campo educacional tem ajudado os alunos a aprimorar seu rendimento escolar e tem proporcionado um crescimento no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar o desenvolvimento das turmas com monitoria e sem monitoria; ii) comparar variáveis de rendimento acadêmico entre os períodos com e sem monitoria; iii) comparar em outro período distinto uma avaliação com a parte ministrada pelo docente com a presença do monitor; e iv) avaliar a percepção e satisfação dos alunos frente a ocorrência da monitoria. O estudo realizou-se com quatro turmas de um colégio da rede federal de ensino, situado na cidade de Recife, na qual, foi avaliada a disciplina de Ciências do 9º. ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2017 e, em sequência, acompanhou-se o rendimento das mesmas turmas no 1º. ano do Ensino médio em 2018. Inicialmente, realizou-se um planejamento didático referente às disciplinas com suas respectivas didáticas para que fosse analisada a estrutura das aulas, suas estratégias didáticas e métodos de aprendizagem. A importância da monitoria no processo ensino/aprendizagem já foi comprovada, pois o monitor tem uma função relevante que é ser o mediador entre o aluno e o professor, é um facilitador da aprendizagem do aluno por este se sentir mais à vontade para tirar dúvidas ou procurar saber de algo referente à disciplina. O monitor complementa o docente, já que o mesmo procura aplicar os saberes que foram insuficientemente utilizados pelo professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "SABERES EDUCATIVOS, AMBIENTE ACADÊMICO, ENGAJAMENTO ESTUDANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2581_06082018205126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL CHICÓ DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL ALMEIDA"
    "autor_email" => "joselma.isabel@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 47888
    "edicao_id" => 101
    "trabalho_id" => 491
    "inscrito_id" => 2581
    "titulo" => "MONITORIA: UMA ANÁLISE NA PRÁTICA EDUCATIVA À LUZ DOS SABERES NECESSÁRIOS DE PAULO FREIRE"
    "resumo" => "A monitoria no campo educacional tem ajudado os alunos a aprimorar seu rendimento escolar e tem proporcionado um crescimento no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar o desenvolvimento das turmas com monitoria e sem monitoria; ii) comparar variáveis de rendimento acadêmico entre os períodos com e sem monitoria; iii) comparar em outro período distinto uma avaliação com a parte ministrada pelo docente com a presença do monitor; e iv) avaliar a percepção e satisfação dos alunos frente a ocorrência da monitoria. O estudo realizou-se com quatro turmas de um colégio da rede federal de ensino, situado na cidade de Recife, na qual, foi avaliada a disciplina de Ciências do 9º. ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2017 e, em sequência, acompanhou-se o rendimento das mesmas turmas no 1º. ano do Ensino médio em 2018. Inicialmente, realizou-se um planejamento didático referente às disciplinas com suas respectivas didáticas para que fosse analisada a estrutura das aulas, suas estratégias didáticas e métodos de aprendizagem. A importância da monitoria no processo ensino/aprendizagem já foi comprovada, pois o monitor tem uma função relevante que é ser o mediador entre o aluno e o professor, é um facilitador da aprendizagem do aluno por este se sentir mais à vontade para tirar dúvidas ou procurar saber de algo referente à disciplina. O monitor complementa o docente, já que o mesmo procura aplicar os saberes que foram insuficientemente utilizados pelo professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01. Formação de professores"
    "palavra_chave" => "SABERES EDUCATIVOS, AMBIENTE ACADÊMICO, ENGAJAMENTO ESTUDANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV117_MD1_SA1_ID2581_06082018205126.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:32"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:33:58"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA ISABEL CHICÓ DE ALMEIDA"
    "autor_nome_curto" => "ISABEL ALMEIDA"
    "autor_email" => "joselma.isabel@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais V CONEDU"
    "edicao_evento" => "V Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2018
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2018"
    "edicao_logo" => "5e4a040030b34_17022020000952.jpg"
    "edicao_capa" => "5e4a040030246_17022020000952.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2018-10-17 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de outubro de 2018

Resumo

A monitoria no campo educacional tem ajudado os alunos a aprimorar seu rendimento escolar e tem proporcionado um crescimento no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar o desenvolvimento das turmas com monitoria e sem monitoria; ii) comparar variáveis de rendimento acadêmico entre os períodos com e sem monitoria; iii) comparar em outro período distinto uma avaliação com a parte ministrada pelo docente com a presença do monitor; e iv) avaliar a percepção e satisfação dos alunos frente a ocorrência da monitoria. O estudo realizou-se com quatro turmas de um colégio da rede federal de ensino, situado na cidade de Recife, na qual, foi avaliada a disciplina de Ciências do 9º. ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2017 e, em sequência, acompanhou-se o rendimento das mesmas turmas no 1º. ano do Ensino médio em 2018. Inicialmente, realizou-se um planejamento didático referente às disciplinas com suas respectivas didáticas para que fosse analisada a estrutura das aulas, suas estratégias didáticas e métodos de aprendizagem. A importância da monitoria no processo ensino/aprendizagem já foi comprovada, pois o monitor tem uma função relevante que é ser o mediador entre o aluno e o professor, é um facilitador da aprendizagem do aluno por este se sentir mais à vontade para tirar dúvidas ou procurar saber de algo referente à disciplina. O monitor complementa o docente, já que o mesmo procura aplicar os saberes que foram insuficientemente utilizados pelo professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.