A monitoria no campo educacional tem ajudado os alunos a aprimorar seu rendimento escolar e tem proporcionado um crescimento no processo de ensino-aprendizagem. Os objetivos deste trabalho foram: i) analisar o desenvolvimento das turmas com monitoria e sem monitoria; ii) comparar variáveis de rendimento acadêmico entre os períodos com e sem monitoria; iii) comparar em outro período distinto uma avaliação com a parte ministrada pelo docente com a presença do monitor; e iv) avaliar a percepção e satisfação dos alunos frente a ocorrência da monitoria. O estudo realizou-se com quatro turmas de um colégio da rede federal de ensino, situado na cidade de Recife, na qual, foi avaliada a disciplina de Ciências do 9º. ano do Ensino Fundamental, no ano letivo de 2017 e, em sequência, acompanhou-se o rendimento das mesmas turmas no 1º. ano do Ensino médio em 2018. Inicialmente, realizou-se um planejamento didático referente às disciplinas com suas respectivas didáticas para que fosse analisada a estrutura das aulas, suas estratégias didáticas e métodos de aprendizagem. A importância da monitoria no processo ensino/aprendizagem já foi comprovada, pois o monitor tem uma função relevante que é ser o mediador entre o aluno e o professor, é um facilitador da aprendizagem do aluno por este se sentir mais à vontade para tirar dúvidas ou procurar saber de algo referente à disciplina. O monitor complementa o docente, já que o mesmo procura aplicar os saberes que foram insuficientemente utilizados pelo professor.